Pesquisar aqui

domingo, 24 de março de 2019

Motivação para programar

Sempre que estamos a aprender algo precisamos de nos manter motivados. Essa motivação em aprender cada vez mais deve ser constante para que possamos chegar a um objectivo e que possamos desenvolver projectos cada vez mais complexos, sem desistir a meio. 
Assim, aqui estão algumas dicas que podem ajudar a manter a motivação e que contribuem para a aprendizagem de programação.

1) Entender o código

Digitar código – quase – toda a gente consegue digitar. Mas é extremamente importante saber o que está a acontecer ali. Se se está a estudar uma linguagem e o professor está a desenvolver um projecto com a turma, é importante não copiar o que está a ser feito. É vital entender, por exemplo, o que cada comando faz, o porquê de ter sido criado aquele método e assim por diante.
Dentro desse contexto, também é importante aprender os conceitos e estruturas, para que possam ser replicados no seu próprio projecto. Aliás, se não se entende o que está a fazer, não vai adiantar muita coisa. Além de que, existe uma maior possibilidade de se perder o interesse pela programação por começar a achar que se é incapaz. Então, não se torne apenas um copiador de código.

2) Praticar

Depois de entender a parte mais teórica, é importantíssimo que se treine para se fixar tudo o que se aprendeu. A prática é essencial para que se aumente e desenvolva essas habilidades, para que depois se seja capaz de tirar ideias de projetos e torná-las reais.
Mesmo que ainda não se esteja no nível desejado, pode-se aprender muito em menos tempo do que se imagina, apenas com dedicação e esforço.

3) Pedir ajuda

Não há nada demais em pedir ajuda a alguém quando se sente dificuldades em alguma coisa. É comum as pessoas aprenderem umas com as outras e compartilharem os seus conhecimentos. Isso também vale para os erros. É importante não ter medo de errar e aceitar isso como normal. É com os erros que se vai tirar um aprendizagem, para que a situação não se volte a repetir.
Quando houver um erro, tente resolvê-lo… Se não conseguir, peça ajuda. Não se sinta inferiorizado por isso. Sempre tenha por perto pessoas que estejam num nível de conhecimento acima do seu, porque assim sempre se terá o que aprender com elas.

4) Aprender coisas novas

Ao aprendermos uma maneira nova de fazermos algo que já fazíamos, conseguimos manter-nos actualizados e reduzir as hipóteses de nos aborrecermos com o mesmo processo. Esse processo é importantíssimo, porque também nos ajuda a evoluir.

5) Ter referências

Conhecer pessoas que alcançaram os seus objectivos e tiveram sucesso é uma óptima fonte de inspiração. Cada um tem uma história diferente e muita coisa depende muito do nosso esforço. O contacto com essas pessoas dá-nos motivação para continuar a tentar alcançar os objectivos. Além disso, é muito bom ter pessoas ao seu redor com pensamentos positivos e sempre dispostas a ajudar.


Sites consultados:
Treinaweb

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.