Pesquisar aqui

terça-feira, 21 de maio de 2019

5 dicas para a criação de um bom documentário!

Para criar um bom documentário é necessário ter alguns cuidados. Esta notícia dá-te 5 dicas para te ajudar a fazer um documentário inesquecível.

1 - Quem é o protagonista?


Para o documentário ter um história é necessário haver uma personagem principal. Desta maneira, o espectador pode seguir toda a sua história e criar uma ligação com a personagem. Também é útil centrar o documentário e a ação à volta de um problema, um obstáculo que o nosso protagonista tenha que ultrapassar.

2 - Dar especial atenção ao som


O som é um dos componentes mais importantes num documentário pois é crucial para capturar a essência daquilo que escolhemos para ser o centro da nossa história. Assim, não podemos desleixar-nos em relação ao som e tentar obter a melhor qualidade. Um mau som é possivelmente aquilo que denuncia um filme amador.

3 - Entreviste os protagonistas mais que uma vez


Num documentário mais longo é apelativo que os protagonistas sejam entrevistados mais do que uma vez, por conseguinte, em sítios diferentes. Isto vai fazer com que o documentário tenha mais relevo, ou seja, mais informação. Desta maneira também se obtêm mais filmagens B.

4 - Verificar os factos


É de extrema importância verificar se os factos que estamos a recolher são verídicos de forma a não transmitirmos informação enganosa aos espectadores. Assim é necessário ter a certeza do que vamos apresentar ao público.

5 - Espontaneidade 


Há que aproveitar todos os momentos espontâneos e verdadeiros que apanhamos em câmara. Nomeadamente, reações do entrevistado que capturam a sua essência de uma maneira genuína.


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.