Pesquisar aqui

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

4ºEdição do IoT Challenge

IoT challenge é um concurso promovido pela Altice Portugal no qual empresas e startups têm que produzir soluções prontas a serem comercializadas para a área de localização, retalho e saúde. O concurso tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da IoT em Portugal. As empresas possuíram 2 meses para trabalhar nos seus projetos, tento tido acesso às instalações do programa ENTER e apoio de profissionais especializados da PT Empresas. Os vencedores receberam bilhetes para a Web Summit e a integração das suas soluções no portefólio de produtos da PT Empresas. É importante denotar que este concurso teve o seu encerramento em maio do presente ano, porém, decidi falar sobre ele na mesma pois não só o acho interessantíssimo, como também importantíssimo para a IoT em Portugal. Vou agora fazer um breve resumo das soluções que me pareceram mais interessantes:


A solução da Compta com o seu Bee2X consiste na colocação de sondas em contentores de lixo subterrâneos, em Lisboa, capazes de detetar o seu enchimento, de modo a ajustar de forma mais eficiente em tempo real as rotas dos camiões. Evitando deslocações desnecessárias. Estes beacons têm baixo consumo energético e utilizam o sistema GPS para comunicação.



A Juntos Mudamos, LDA mostrou os seus localizadores Getme2u que são porta-chaves, chapas para animais ou acessórios de moda. O propósito é encontrar o portador num mapa, caso este tenha desaparecido. Tudo isto através de uma aplicação gratuita e disponível para Android, IOS e computador. O dispositivo possui também um botão de emergência que pode ser ativado caso o portador se sinta ameaçado. O dispositivo tem como seu alvo prioritário os animais, mas também pode ser aplicado a doentes com Alzheimer. O dispositivo custa 30 euros.

A Vigie Solutions apresentou o sistema Vegie + com o objetivo de evitar perdas na temperatura no armazenamento e transporte de fármacos, vacinas, sangue e outros compostos sensíveis. A solução tem suporte em Cloud, uma app, alarmística inteligente...

O sistema Wall-i (um dos vencedores) pretende medir a quantidade de pessoas em determinados locais e identificar as "zonas quentes", seja em metropolitanos, eventos, hotéis ou até frentes de montras. O sistema é capaz ainda de medir o nível de "engagement" do contacto com o público, com o uso de webcams nas secretárias. Para além disso, a empresa está também a elaborar um projeto em parceria com a Prio, para identificar a audiência, introduzindo ecrãs dentro das lojas para oferecer publicidade. O seu modelo assenta em custo por view e não por tempo, em oposição ao que é mais comum no mercado. O sistema não faz registos e descarta qualquer dado utilizado em tempo real.

A Joaquim Peralta, por sua vez, mostrou o sistema Idicare, um smartwatch dedicado à monitorização de pacientes. Este é capaz de identificar situações de emergência, seja a queda de um idoso, um aceleramento cardíaco, e mais, enviando uma mensagem para o tratador ou responsável de saúde. O produto já se encontra no mercado com um custo de 120 euros e uma subscrição de 15. Existe até um projeto-piloto a decorrer na Madeira "com bastante sucesso". O sistema permite adicionar dados biométricos dos utilizadores, compromissos médicos, medicação e faz relatórios.


Termino este Blog post com os meus parabéns à Altice por esta nobre iniciativa, que continue por muitos anos. Precisamos de empresas com este tipo de práticas para evoluirmos como país e talvez até nos tornar-mos uma grande potencial mundial da tecnologia. Para quem quiser ver as restantes soluções (são 10 no total), o link estará nas fontes.

Blogue pessoal sobre tech:
Imagem:

  • URL
  • consultado no dia 10/11/2019

Fonte:
  1. https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/conhecidos-os-vencedores-do-iot-challenge-2019
  2. consultado no dia 10/11/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.