Pesquisar aqui

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Carros autónomos serão uma realidade através da IoT!

Carros autónomos e inteligentes eram apenas ficção científica à poucos anos atrás. Porém, cada vez mais este conceito é uma realidade, sendo possível possuir veículos com capacidade de condução autónoma, um pouco limitada, como os Tesla. No futuro espera-se que estes veículos sejam capazes de até reabastecer sozinhos.

Mas vamos ao fundamental deste post, como a IoT torna tudo isto possível? Apesar de a tecnologia envolvida na fabricação destes automóveis depender de cada marca, a maioria usa uma série de radares detectores de laser e câmaras para mapear o ambiente envolvente ao automóvel. A informação é depois processada e analisada, sendo depois enviadas instruções para o carro tendo em conta os dados obtidos. 

No futuro (após a implementação do 5G) espera-se criar uma rede que conecte todos os carros que se encontrem próximos, e consequentemente os seus sensores, pois apenas quando todos os carros estiverem a funcionar em sincronia, partilhando informação com a qual todos acordam, será possível atingir a tão desejada, completa automação. Ora isto nada mais é do que conectar todos os sensores de diversos carros a uma só rede, através da internet, traduzindo, criar um sistema IoT!


blogue pessoal sobre tech:



fonte:



imagem:

  • URL
  • consultada 10/11/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.