Pesquisar aqui

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

O que é MQTT e como funciona

MQTT é um protocolo de mensagens bastante simples, projetado para dispositivos restritos e com bandas de frequência baixa. É um sistema que usa a publicação e subscrição de mensagens. Tudo isto torna-o no protocolo perfeito para aplicações que utilizem internet of things. Com este tipo de protocolo é possível enviar um comando para controlar um OUTPUT ou ler e publicar informação proveniente de um sensor.
É preciso que entendam que neste protocolo o envio de mensagens diz-se publicar uma mensagem e que todas as mensagens têm um tópico, que pode ser interpretado como o título, e um corpo propriamente dito, que consiste na informação e/ou nos comandos. Para que um dispositivo receba uma mensagem de outro tem que estar subscrito no tópico da mensagem que pretende receber. Ou seja, tem que demonstrar o seu interesse em receber mensagens com aquele título. Fazendo uma analogia, assim como nós temos que subscrever o netflix, HBO e outros serviços de streaming para termos acesso aos seus conteúdos, também os dispositivos têm que subscrever um determinado tópico para receber as mensagens que são publicadas no mesmo. Os tópicos são representados por strings separadas por "/", este símbolo é usado para indicar o nível hierárquico. Vou demonstrar, como exemplo, como pode ser criado um tópico para a uma lâmpada na sua casa: "casa/escritório/lâmpada". Como pode ver, qualquer dispositivo que queira ligar a lâmpada que se encontra no seu escritório que por sua vez se encontra na sua casa, tem que publicar uma mensagem cujo conteúdo seja "ligar a lâmpada" e com o tópico demonstrado anteriormente. É importante referir que os tópicos são sensíveis a maiúsculas e minúsculas, "casa/escritório/lâmpada" é diferente de "casa/escritório/lÂmpada".
Sistemas que utilizam este protocolo de mensagens possuem "Brokers" que são responsáveis por receber todas as mensagens, filtrá-las por tópicos e enviá-las a todos os dispositivos subscritos nesses tópicos. Uma espécie de gestor de contas. Existem diferentes tipos de Brokers que podem ser instalados em diversos dispositivos, mas não vale a pena entrar em detalhe.


imagem:
  • URL
  • consultada no dia 04/01/2020

fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.