Pesquisar aqui

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

O que é o CHIP e como ele é excelente para os seus projetos de IoT

CHIP ou C.H.I.P é um microcontrolador/computador desenvolvido pela Next Things Co. qu começou por ser um projeto do kickstarter em 2015. É um género de fusão entre um Arduino e um Raspberry Pi, porém, custa apenas 9$! Incrível!
Possui 1GHz de capacidade de processamento, 512 MB de memória ram e 4GB de espaço de armazenamento. Possui bluetooth e Wifi já embutidos. Esta é a razão pela qual eu trago o CHIP ao blog. Este dispositivo é excelente para projetos, por ter diversas entradas para cabos, sensores, leds, etc... Sendo depois possível usar o wi-fi para tornar qualquer projeto num projeto da internet das coisas. Para além disso, por 19$ é nos enviado com ele uma bateria, para que este não tenha que estar sempre conectado a um computador.
Caso seja preferível para si utilizar este dispositivo como um hub de IoT também o pode fazer. Por 19$ é possível ter o CHIP mais um adaptador para VGA e por 24$ com um adaptador para HDMI. Sendo assim, temos um computador com Linux e diversas aplicações que pode ser usado para monitorar os diversos dispositivos da sua smart home (que podem ser criados por si usando outros CHIP ou Arduinos), por exemplo, podendo até mesmo controlá-los. Usando uma Cloud apropriada, claro.
Como pode ver, por um preço mínimo é capaz de ter um dispositivo com diversas funções. Já não há desculpa para não meter as mãos na massa!


imagem:
  • URL
  • consultada no ida 04/01/2020


fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.