Pesquisar aqui

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Declarações condicionais em JavaScript

 Declarações condicionais são essencialmente utilizadas para realizar diferentes ações com base em diferentes condições. 

Este tipo de declarações chama-se de condicionais, pois atuam com base numa condição proposta pelo programador, fazendo correr código mediante a sua verdade. Por exemplo no código:

if (condição) {
bloco de código
}

 O código presente no bloco de código (delimitado por chavetas) irá ser executado caso a condição apresentada for verdadeira.



 Existem três grandes tipos de declarações condicionais: if, else e else if.

 A declaração if ("se", em português) apenas executará o bloco de código se a condição proposta for verdadeira (igual ao do exemplo acima dado).

 A declaração else ("outro", em português) apenas executará o bloco de código se a condição proposta for falsa, sendo então oposta à declaração if.

 Por fim, a declaração else if ("outro se", em português) serve apenas para apresentar uma nova condição caso a primeira seja falsa.

 Tomemos como exemplo o seguinte código:


 Neste caso, se a condição 1 for verdadeira, apenas será executado o bloco de código 1, no entanto se esta for falsa, o programa irá correr a condição 2, caso esta for verdadeira, será então executado o bloco de código 2, no entanto, se esta também for falsa, será executado o bloco de código 3, pelo facto de ambas as condições serem falsas (não há mais alternativas).

 É de notar que, por se tratarem de palavras reservadas, os termos if, else e else if deverão ser escritos tal como são, sem maiúsculas.
 Para mais informações sobre declarações condicionais em JavaScript, segue aqui um artigo ilustrativo publicado pela W3Schools: https://www.w3schools.com/js/js_if_else.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.