sábado, 25 de fevereiro de 2017

Declarações condicionais em JavaScript

 Declarações condicionais são essencialmente utilizadas para realizar diferentes ações com base em diferentes condições. 

Este tipo de declarações chama-se de condicionais, pois atuam com base numa condição proposta pelo programador, fazendo correr código mediante a sua verdade. Por exemplo no código:

if (condição) {
bloco de código
}

 O código presente no bloco de código (delimitado por chavetas) irá ser executado caso a condição apresentada for verdadeira.



 Existem três grandes tipos de declarações condicionais: if, else e else if.

 A declaração if ("se", em português) apenas executará o bloco de código se a condição proposta for verdadeira (igual ao do exemplo acima dado).

 A declaração else ("outro", em português) apenas executará o bloco de código se a condição proposta for falsa, sendo então oposta à declaração if.

 Por fim, a declaração else if ("outro se", em português) serve apenas para apresentar uma nova condição caso a primeira seja falsa.

 Tomemos como exemplo o seguinte código:


 Neste caso, se a condição 1 for verdadeira, apenas será executado o bloco de código 1, no entanto se esta for falsa, o programa irá correr a condição 2, caso esta for verdadeira, será então executado o bloco de código 2, no entanto, se esta também for falsa, será executado o bloco de código 3, pelo facto de ambas as condições serem falsas (não há mais alternativas).

 É de notar que, por se tratarem de palavras reservadas, os termos if, else e else if deverão ser escritos tal como são, sem maiúsculas.
 Para mais informações sobre declarações condicionais em JavaScript, segue aqui um artigo ilustrativo publicado pela W3Schools: https://www.w3schools.com/js/js_if_else.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário