Pesquisar aqui

domingo, 5 de março de 2017

Baterias com 3x mais potência criadas por uma empresa portuguesa

O segmento das baterias é atualmente uma das áreas  onde mais investigação se faz. A indústria procura alternativas viáveis para as tradicionais baterias de iões de lítio (Li-ion), que são amplamente usadas em dispositivos electrónicos, onde se incluem os smartphones, tablets, etc.

Agora, o criador das baterias de iões de lítio, em colaboração com uma investigadora portuguesa, diz ter criado uma alternativa bem melhor.
Exemplo de bateria de iões de lítio
Para quem não sabe, John B. Goodenough foi o grande inventor das baterias de iões de lítio. Com 95 anos, o professor da Universidade do Texas, em colaboração com a sua equipa, criou uma alternativa (real) às tradicionais baterias. Estas novas baterias garantem uma maior autonomia (cerca de 3x), permitem fast-charging, não são combustíveis o que garante uma maior segurança ao nível dos incêndios e explosões.

Esta alternativa define-se como sendo uma bateria no estado sólido, que utiliza electrólitos cristalizados que permitem o uso de um ânodo alcalino-metálico.
As baterias tradicionais têm um ânodo, um eléctrodo através do qual a carga elétrica positiva flui para o interior de um dispositivo elétrico polarizado. Têm também um cátodo, que faz com que a corrente (convencional) flua de forma inversa, ou seja, para o exterior do dispositivo.

A alteração de um eletrólito líquido por um sólido evita, por exemplo, que se criem dendrites (um estilo de filamentos de lítio) que são commumente encontrados em baterias recarregáveis ​​de lítio e que se acumulam ao longo do tempo, levando à deterioração da bateria e também a que haja curto circuitos.

Data: 05/03/2017
Fonte: https://pplware.sapo.pt/informacao/baterias-3x-capacidade-criadas-portuguesa/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.