Pesquisar aqui

quinta-feira, 26 de abril de 2018

O nascimento da edição de video

História da edição de vídeo
 
 
A partir do momento em que a televisão foi criada existiu a necessidade de encontrar um método que permitisse que o som e a imagem fossem retransmitidos noutros horários., nomeadamente nos Estados Unidos da América onde o fuso horário varia de estado para estado.
Inicialmente todos os programas eram transmitidos em direto e se existisse uma necessidade dos mesmos serem gravados ou armazenados, tinham que ser gravados em película. Porém a utilização do filme como suporte de registo era bastante dispendiosa e demorada. Após a sua captação, as imagens, tinham que ser reveladas num laboratório complexo, e uma vez revelado o filme este não poderia ser reutilizado (editado) no registo de outro acontecimento.
Foi assim que em 1956 a empresa Ampex (fabricante americana de equipamentos eletrônicos que foi muito popular com a invenção do videotape.) apresentou, na Associação de Radio Televisão, o primeiro gravador de videotape (videogravador).
Criado pela empresa Norte-Americana, as fitas de vídeo quadruplex foram as primeiras fitas de vídeo de sistema analógico que cumpriam as funções básicas para a retransmissão e emissão de televisão.
 

Após o sistema quadruplex, foi introduzido o registo magnético, este dispunha de dois métodos de gravação:  A longitudinal e a helicoidal.
  • O sistema longitudinal utilizava uma cabeça estática, gravando assim as faixas de dados em formato paralelo ao deslocamento da fita.
  • A tecnologia helicoidal utilizava cabeças rotativas que interligadas a um tampor que funcionava a elevadas rotações fazia a gravação de média no sentido diagonal ao da fita.
Dois anos após a introdução do registo magnético (1958) foi introduzida a edição de vídeo, tal como na montagem cinematográfica começou por ser uma edição física, este processo era algo muito complexo e dispendioso. A Imagem e o som eram gravados separadamente ou seja existiam grandes problemas com a sincronização. Posteriormente à década de 60 a Ampex introduziu, também, o processo de edição eletrónica, ainda hoje este processo é utilizado pelos editores de vídeo que respeitam a edição de vídeo linear.
Este processo é baseado na transcrição ordenada de sectores gravados numa fita original. Para que este tipo de edição seja possível é necessário um magnetoscópio reprodutor, um monitor para visualizar o material em bruto, um segundo magnetoscópio para selecionar o material pretendido, outro monitor para a visualização dos planos selecionados e, por fim, um controlador de edição para interligar todos estes equipamentos.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.