Pesquisar aqui

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Quantas linhas de código tem a Google?

    Já alguma vez se perguntaram quantas linhas de código seria preciso escrever para criar um império on-line? Não? Bem, então pensem no extremo absoluto, a Google, um dos maiores gigantes da Internet.
    Os códigos que fazem nas aulas na maioria das vezes não passam das poucas dezenas de linhas. Raramente chegam à centena. E isso para nós já parece muito. Mas, francamente, os sites que criámos até são tremendamente simples, fazendo tarefas simples e muito diretas. A Google, por outro lado nem por isso. Aqui incluímos todos os serviços prestados pela empresa, Google Maps, Drive, Docs... Portanto daí vem a pergunta: Qual o tamanho do código? Ora a resposta é 2 mil milhões de linhas. Isso é um 2 com 9 zeros à frente! Ainda acham que os nossos programas são grandes? Este número é de facto ridiculamente grande (em comparação, o Facebook usa 60 milhões e a Windows 50 milhões) mas tal seria de esperar de uma empresa com um alcance global e uma panóplia de aplicações tão grande. Isto leva a algumas situações interessantes de pensar. Como se faz manutenção do código, por exemplo. Seria impossível modificar 10 milhões de linhas de código por dia, pelo que parte do código são bots que se tratam de fazer a manutenção de tudo o resto. Programadores salvos de uma dor de cabeça infinita... Para além disso, todas estas linhas estão espalhadas em 10 centros de dados e ocupam aproximadamente 85 terabytes de dados!
    O tamanho destas coisas é verdadeiramente impressionante mas há que pensar que são milhares de programadores a trabalhar nisto durante anos por isso não se assustem! Daqui a nada também já estarão a fazer coisas assim tão grandes, quem sabe...



No gráfico abaixo encontra-se uma comparação do tamanho de várias tecnologias populares. Imaginem só que o Facebook é aproximadamente 50 vezes mais pequeno do a Google!


Consultei os seguintes sites:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.