Pesquisar aqui

sábado, 12 de novembro de 2016

"Camera Toss", uma técnica de fotografia peculiar

 Camera Toss (lançamento de câmara, em português), é uma técnica que consiste em atirar ao ar a nossa máquina fotográfica para que esta fotografe o desejado durante o voo.

 Desta forma, esta técnica pode ser feita de duas maneiras: a primeira consiste em colocarmos um temporizador na nossa câmara, para que esta tire a fotografia enquanto estiver no ar; já a segunda consiste em, com uma velocidade de obturação baixa, iniciar o processo de tiragem com a câmara ainda na mão para que esta o finalize em pleno voo.


 O processo funciona melhor em ambientes domésticos, num quarto escuro (por exemplo), com apenas uma fonte de luz fraca. Desta maneira conseguimos fazer com que a trajetória do voo da câmara fique representado pelo traçado que a luz apresenta na fotografia. Ao aplicarmos à câmara uma velocidade de obturação baixa (tentando não sobrexpor a imagem), deveremos obter um resultado semelhante a este:


 No entanto, esta técnica também funciona em ambientes exteriores, apresentando resultados deste género (a velocidades de obturação baixas):


 É de notar que ao realizarmos este processo, estamos também a colocar em risco a nossa máquina fotográfica, por isso é bastante importante que tenhamos algumas precauções, arranjando algo que possa aparar a queda caso não consigamos apanhar a câmara.






1 comentário:

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.