Pesquisar aqui

domingo, 20 de maio de 2018

Investigador do MIT constroi drone que é meio albatroz e meio barco à vela

Gabriel Bousquet quer ajudar a explorar e monitorizar os oceanos. A proposta deste investigador é um drone autónomo que pode voar sobre águas agitadas ou deslizar como um barco à vela sobre águas calmas.



Bousquet e a sua equipa criaram um veículo híbrido, capaz de voar e navegar. O protótipo usa um terço do vento que um albatroz usa e consegue navegar dez vezes mais rápido do que um barco à vela tradicional. O objetivo é usar este aparelho para monitorizar os oceanos de uma forma mais eficiente.

O drone é autónomo, tem uma envergadura de asa de três metros e uma vela triangular que faz lembrar um veleiro. A equipa integrou sensores de inércia, GPS, ultrassom e um sistema de piloto automático, noticia o Engadget.

O protótipo e os testes foram feitos em 2016, mas a equipa continua a querer desenvolver o conceito. A ideia de Bousquet passa por colocar grandes grupos de drones destes a pairar sobre os oceanos e a monitorizar, por exemplo, as condições meteorológicas ou a vida marinha.


Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2018-05-18-Investigador-do-MIT-constroi-drone-que-e-meio-albatroz-e-meio-barco-a-vela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.