Pesquisar aqui

domingo, 25 de novembro de 2018

Como tirar uma boa fotografia?

A questão mais simples da fotografia é também a mais complexa: como é que sei o que é uma boa fotografia? A iluminação, composição, assunto têm obviamente o seu peso na qualidade de uma fotografia, mas há uma resposta mais profunda. Uma boa imagem tem sempre uma raiz: o fotógrafo tem uma motivação e objectivo forte e expressa-os de uma maneira eficaz.

Resultado de imagem para a good photograph

Cada foto capturada deve ter um motivo, mesmo sendo uma imagem descartável, uma fotografia de família ou a maior obra de arte capturada. Se não houver um motivo por trás da captura, ela perde intensidade e muitas vezes não é sequer tirada. Imaginar a fotografia final mentalmente dá uma grande ajuda e permite identificar os pontos positivos e negativos de cada enquadramento. Identificar a mensagem e a emoção que se pretende transmitir também enriquece o processo de captura e, no fim, o óptimo é conseguir combinar a foto final com a imagem ideal que temos em mente.


Resultado de imagem para a good photographO foco da imagem é também muito importante e a sua adequação ao sentimento que se quer transmitir. Nem todos os assuntos funcionam para todas as visões. Por exemplo, é muito complicado capturar uma tempestade com relâmpagos sobre um enorme vulcão e evocar despreocupação e divertimento. Por isso, o essencial é escolher o assunto com cuidado e avaliar conscientemente cada elemento da cena capturada, tentando eliminar o que não é desejado. Estas preocupações depois reflectem-se no trabalho de pós-processamento que pode ser usado para melhorar as fotografias. Esse não vai ter de ser tão extremo ou pode mesmo não ser usado para melhorar as fotografias, é sempre preferível ter uma fotografia com a melhor base possível. Para isso acontecer é crucial aprender sobre factores como a luz e a composição, pois têm efeitos profundos no resultado final.
Ainda há mais um elemento apreciativo que não pode ser directamente controlado pelo fotógrafo: a visão que o espectador vai ter. O gosto da pessoa que visualiza a imagem determina se esta é bem sucedida para ela ou não. Um exemplo simples disso é a situação hipotética de um amigo que quer que lhe mandes as fotos  que tiraste no Grand Canyon. Tu, pelo contrário, decides mandar-lhe fotos de animais selvagens que, por muito boas que estejam, não vão ser tão apreciadas.



Algumas dicas para melhorar a qualidade das tuas fotografias:
  • Fotografar muito
Quanto mais se fotografar, mais se aprende - é tão simples quanto isso. É importante usar todas as oportunidades para capturar imagens, a qualquer hora do dia. Ao tirar muitas fotografiass, vai haver um melhor entendimento de como usar a câmara em diferentes condições, ou seja, o que funciona e o que não funciona. Ao mesmo tempo, há todo um processo de aprendizagem. Quando as fotografias não saírem bem, pode haver pesquisa que visa o melhoramento e que fará com que aprendamos com os erros e os superemos.
    Imagem relacionada
  • Aproximar-se 
Foi o famoso fotojornalista Robert Capa que disse certa vez: "Se as fotografias não são boas o suficiente, é porque não se está suficientemente perto". O que isto quer dizer é que é importante entrar na situação. Dar um passo ou dois em frente é o que basta para se estar mais perto do foco e se preencher a fotografia com o assunto. Assim, não há espaço desperdiçado e as expressões faciais das pessoas também são mais visíveis.
  • Experimentar diferentes ângulos
Nem todas as fotografia têm de ser tiradas de pé, ao nível dos olhos. É importante experimentar outras posições e enquadramentos, como, por exemplo, ficar de joelhos ou até deitar-se no chão. estas diferentes perspectivas podem enriquecer a composição e produzir efeitos giros.
  • Dominar o material usado
Usar uma câmara não se pode limitar a premir o botão de captura. Entender o funcionamento, os menus e principalmente os factores da fotografia (ISO, Velocidade e Abertura) são conhecimentos muito importantes, que podem afectar as fotografias tiradas. O modo manual também é uma óptima maneira de aprender a dominar o equipamento usado.
  • Não verificar o ecrã sempre que se tira uma foto
Pode parecer uma dica estranha, mas é uma situação que pode impedir que se tire a fotografia "perfeita" ou que faz com que se perca um momento ideal para fotografar. Além disso, verificar constantemente as fotografias gasta bateria.
  • Participar na comunidade fotográfica
Ver as fotografias de outras pessoas e participar em comunidade fotográficas ajuda a melhorar a prestação fotográfica. Além de podermos partilhar fotografias nossas e receber feedback e comentários construtivos, podemos aprender muito a ver fotografias de outras pessoas.
  • Manter a fotografia simples
Ter muitos elementos numa fotografia pode complicar o foco e fazer da fotografia uma confusão. No início é melhor focar a fotografia em 1 ou 2 pontos de interesse e dar-lhes destaque.



Sites consultados:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.