Pesquisar aqui

domingo, 25 de novembro de 2018

O que é o Zoom?

O zoom está relacionado com um tipo de lente fotográfica de distância focal variável que, apesar de existir desde o início do século XX, só foi popularizado nos anos 80-90.

É importante não confundir o zoom com a distância focal que é, essencialmente, a distância do elemento frontal da lente ao sensor que se encontra no interior da máquina. Quanto maior a distância focal, maior o alcance da lente. Uma distância focal maior implica um ângulo de visualização mais estreito, mas uma maior ampliação e uma menor aumenta o ângulo de visualização, mas reduz a ampliação. O zoom é uma lente capaz de alterar a sua distância focal e opõe-se às lentes Prime, que têm uma distância focal fixa e inalterável. O factor de zoom é dado pelo quociente entre o máximo de distância focal que a lente pode atingir e o mínimo.
Resultado de imagem para focal length
Esquema explicativo do conceito de distância focal






Um gif simplificado de uma lente zoom a
funcionar















Assim, ao usarmos o zoom, estamos a fazer com que o plano da fotografia pareça estar mais perto, comparando com a distância real ao plano focal da câmara. O zoom é obtido opticamente através de um arranjo das lentes para manipular a luz que entra na lente, fazendo com que o foco pareça mais próximo. Este efeito também pode ser reproduzido de uma maneira digital, que envolve apenas cortar uma imagem, mas é menos aconselhado do que o zoom óptico, porque reduz a resolução da imagem e pode fazer com que esta pareça pixelizada.

Uma lente zoom apresenta uma principal vantagem: permite tirar uma fotografia com um enquadramento mais afastado ou mais próximo sem ser necessário mudar de local ou de lente, o que lhe dá uma grande versatilidade. Associado a isso temos também uma questão de eficácia e usabilidade. Ao utilizar uma lente zoom, não há necessidade de levar várias lentes fixas com diferentes distâncias focais nem de parar a sessão fotográfica a meio para mudar de lente.

A desvantagem deste tipo de lente tem a ver com a abertura do diafragma que deixa de poder ser tão ampla, ao contrário de uma lente fixa, o que pode ser um problema em situações de baixa luminosidade. Além disso, uma lente zoom tem muitos componentes internos em comparação com uma de foco fixo. Enquanto uma lente Prime tem cada interface de ar e vidro a contribuir com 1 ou 2% de brilho (caso sejam revestidos) ou mesmo 10 a 20% (sem revestimento), uma lente zoom tem 20 ou 30 elementos a reflectirem luz, o que afecta a fotografia e leva a uma perda de contraste e resolução. Por exemplo, ao usar uma lente zoom em fotografia ao ar livre, uma fonte intensa de luz como o Sol pode causar muito brilho.


Um pequeno vídeo que mostra as potencialidades e capacidades de um ultra-zoom:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.