Pesquisar aqui

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

O HDR

O HDR, sigla para High Dynamic Range, é um método usado nas fotografias, computação gráfica ou no processamento de imagens que alarga o alcance dinâmico, razão entre o valor mais luminoso e o mais escuro numa fotografia.

Efeito de diferentes velocidades do obturador
num objecto em movimento
A técnica por trás do HDR está relacionada com a sobreposição de uma série de fotografias com tempos de exposição diferentes. O tempo de exposição, isto é, o tempo que o obturador (diafragma) da máquina fotográfica leva a abrir e fechar para deixar a luz passar para o sensor, tem uma influência directa nas fotografias. Quanto maior for o tempo de exposição, mais luz é absorvida e por isso, caso aja movimento, o objecto fica com um aspecto de continuidade. Assim, as fotografias com maior tempo de exposição têm tendência a ficar mais claras, por terem um maior intervalo de tempo para capturar a luz.

A sobreposição das fotografias no modo HDR vai fazer com que a fotografia final realce os pontos mais luminosos de cada uma e tenha cores mais vívidas. Actualmente, o processo de HDR é muito simplificado por softwares especializados neste formato de processamento de imagem e até alguns telemóveis já têm este modo de fotografia.

Exemplo do processo de HDR: três capturas (em baixo) sobrepostas e que
resultam na fotografia final (em cima)


Quando usar o HDR?
  • Paisagens: fotografias de grandes paisagens geralmente têm muito contraste entre o céu e a terra, o que se pode tornar um problema demasiado grande para ser resolvido em apenas uma foto. Com o HDR, os detalhes do céu vão ser capturados sem fazer a terra parecer demasiadamente escura e vice-versa.
  • Cenas com pouca luz: se uma fotografia estiver um pouco escura, o que geralmente acontece se a cena tiver muita luz de fundo, o HDR poderá iluminar o primeiro plano sem branquear as partes bem iluminadas da foto.

  • Retratos: a iluminação é um dos aspectos mais importantes de uma boa fotografia, mas em exagero no rosto de alguém (como a luz do sol) pode causar sombras escuras, brilho intenso e outras características indesejáveis. O HDR pode até mesmo melhorar o aspecto do sujeito na fotografia final.



Quando não usar o HDR?
Efeito do movimento numa fotografia HDR 
  • Fotos com movimento: se algum objecto ou pessoa estiver em movimento, o HDR aumenta a possibilidade de a fotografia ficar desfocada. É preciso ter atenção ao facto de que o HDR tira várias fotos, portanto, se algo se move entre as várias capturas, a imagem final não ficará muito boa.
  • Cores vivas: se a cena estiver muito escura ou muito clara, o HDR pode trazer parte da cor de volta. No entanto, se estivermos a lidar com uma fotografia de cores que já são muito vivas, o HDR pode eliminá-las.
  • Cenas de alto contraste: algumas fotografias ficam melhores com um grande contraste entre as partes claras e escuras da composição, caso, por exemplo, se queira uma sombra escura ou uma silhueta destacada. O HDR tornará isso menos intenso e vincado, resultando numa fotografia menos interessante.

Concluindo, o HDR é uma óptima ferramenta para melhorar a qualidade das fotografias, mas deve ser usada com critério e atenção.


Sites consultados:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.