Pesquisar aqui

domingo, 25 de novembro de 2018

Henri Cartier-Bresson: "Aprender a ver"




Henri Cartier-Bresson foi um fotógrafo humanista francês considerado um mestre da fotografia sincera.
Ele foi um dos primeiros fotógrafos a utilizar filme de 35 mm, onde a maioria usava câmaras de formato grande ou médio. Foi pioneiro em fotografia de rua, capturando momentos poderosos.
A sua visão da fotografia produziu diversos livros, descrevendo o momento decisivo. Isso ocorre quando os elementos visuais e psicológicos das pessoas em uma cena da vida real espontaneamente e brevemente se reúnem em perfeita ressonância.


Henri Cartier-Bresson


3 coisas que podemos aprender de Henri Cartier-Bresson


1. Conhecer as nossas forças

A Cartier-Bresson trabalhou exclusivamente em preto e branco, sem manipulação de flash ou "dark room", quase sempre com uma câmara Leica 35mm e uma lente de 50mm. Aderindo ao que conhecemos melhor, em vez de tentar saber tudo, é como o seu estilo é moldado.



2. Ver beleza em qualquer lado

Desafie-se a fotografar momentos menos óbvios de beleza na vida quotidiana - essa abordagem foi como Cartier-Bresson se tornou tão aclamado. De facto, enquanto cobria a coroação do rei George VI para uma publicação francesa, não há uma única foto do rei, por exemplo.


3. Perservança

Não desistas da tua paixão! Tendo lutado como pintor, destruindo grande parte de seu trabalho, Cartier-Bresson mais tarde entrou numa sessão de moda para o Harper's Bazaar em Nova York, sem saber como dirigir os modelos. Além disso, passou 35 meses em campos de prisioneiros de guerra, conseguindo escapar à terceira tentativa.



Consultei o meu caderno digital, onde já tinha feito pesquisa sobre Henri Cartier-Bresson, o blog EyeEm e EricKimPhotography, no dia 25/11/2018.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.