Pesquisar aqui

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Pixels, o que são? - Como compreender

Tamanho, resolução e formatos… O que é que os pixels têm a ver com isso? Comprou a sua câmara com base no seu número de megapixels? Está a ter problemas para compartilhar as suas fotos online? A sua impressão parece de baixa qualidade, mesmo que pareça ótima no ecrã do computador?
Parece haver muita confusão entre pixels e bytes (tamanho da imagem e tamanho do arquivo), qualidade e quantidade, tamanho e resolução. Então, vamos rever alguns princípios básicos para facilitar a vida, trabalhando mais eficientemente e com o formato pretendido para cada caso.


Dinensões de 750 × 500 px a 72 DPI, guardada como um JPG compactado de 174kb. O que significa?

Resolução = Tamanho? 

Um dos maiores mal-entendidos vem do conceito de resolução. Se este for o caso, acredite em mim, não está sozinho. 
O problema é que a resolução pode se referir a muitas coisas, duas delas relacionadas ao problema em questão. Mais adiante irei explicar esses dois conceitos de resolução, no entanto, eles têm uma coisa em comum que preciso esclarecer primeiro. Ambos têm a ver com pixels. Provavelmente já ouviu falar muito sobre pixels, pelo menos quando comprou sua câmara ou nas aulas de AIB. Esta é uma das especificações mais disponíveis e "valorizadas" do mercado, por isso vou começar por aí.

O que é um pixel?

Uma foto digital não é uma coisa não divisível. Se ampliar o suficiente, verá que a sua imagem é como um mosaico formado por pequenos blocos, que na fotografia são chamados de pixels. A quantidade desses pixels e a maneira como são distribuídos são os dois fatores que precisa considerar para entender a resolução.









Contagem de pixels

O primeiro tipo de resolução refere-se à contagem de pixels, que é o número de pixels que formam uma foto. Para calcular resolução, basta usar a mesma fórmula que se usaria para a área de qualquer retângulo; multiplicar o comprimento pela largura. Por exemplo, se tiver uma foto com 4.500 pixels no lado horizontal e 3.000 no vertical, isso dará a um total de 13.500.000. Como esse número é muito pouco prático, podemos dividi-lo por um milhão para convertê-lo em megapixels. Então 13.500.000 / 1,000000 = 13,5 Megapixels.

Densidade de pixels

O outro tipo de resolução é sobre como se distribui a quantidade total de pixels que se tem, o que é normalmente chamado de densidade de pixels. Agora, a resolução é expressa em DPI (ou ppi), que é o acrónimo para pontos (ou pixels) por polegada. Então, se forem 72 dpi, isso significa que a imagem terá 72 pixels por polegada; se forem 300 dpi significa 300 pixels por polegada e assim por diante. O tamanho final da imagem depende da resolução escolhida. Se uma imagem tiver 4500 x 3000 pixels, ela será impressa em 15 x 10 polegadas se definir a resolução para 300 dpi, mas ela terá 62,5 x 41,6 polegadas a 72 dpi. Embora o tamanho da impressão mude, não está a redimensionar a foto, apenas a re-organizar os pixels existentes. Imagine um elástico, pode esticá-lo ou encolher, mas não está a mudar a composição dele, não está a adicionar o ua cortar nada da borracha.




Em suma, a resolução não é igual a tamanho.




Consultei os sites wikipedia, o YouTube (vídeo do canal Lemme Lime) e o blog Ultimate Photo Tips no dia 26/11/2018.



2 comentários:

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.