Pesquisar aqui

sábado, 1 de dezembro de 2018

Caricatura



A palavra caricatura vem do Italiano Caricare que significa carregar. Essencialmente é isso mesmo que se faz numa caricatura: carregar e exagerar os traços mais evidentes numa cara real de uma maneira simples e cómica. Numa boa caricatura, é fácil identificar a pessoa retratada ainda que esteja transfigurada e, mesmo com poucos traços, é possível captar aspetos da sua personalidade.


Algumas das caricaturas mais antigas são de Leonardo da Vinci, que usava modelos com certas deformidades e as exagerava para dar uma impressão do original que fosse ainda mais marcante que um retrato realista.


Desde o século XVIII, houve vários caricaturistas de renome, como Max Beerbohm, Al Hirschfeld, Jan Op De Beeck, Sebastian Krüger, etc, e a arte das caricaturas foi evoluindo até aos dias de hoje.


Atualmente, as caricaturas podem ser simplesmente pessoais, como acontece com os caricaturistas de rua que em poucos minutos fazem uma caricatura de alguém, ou também uma forma de sátira de figuras públicas, especialmente políticas ou religiosas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.