Pesquisar aqui

domingo, 2 de dezembro de 2018

As macrofotografias de Chris Perani

O fotógrafo Chris Perani é especialista em tirar fotografias macro extremas de insectos, utilizando uma técnica à base de um microscópio. Para um dos seus projectos, Perani concentrou-se nas asas das borboletas e capturou-as com uma quantidade extraordinária de detalhe. Para cada uma das fotos da série, o fotógrafo tirou um número bastante significativo de exposições separadas, 2100, e uniu-as para criar um conjunto de fotografias macro com uma resolução ultra alta.

Perani tirou as fotos com uma objectiva microscópica com um factor de ampliação de 10 vezes, anexada a uma lente de câmara de 200mm. Como usa uma objectiva desse género, a profundidade de campo é praticamente inexistente. Além disso, de captura para captura, a lente não deve ser movida mais de 3 micrómetros (equivalente a 1x10-6 m) para poder apanhar todos os detalhes ininterruptamente e alcançar toda a espessura do objecto, que pode ser de até 8 milímetros. Desse processo resultam 350 exposições, cada uma com uma pequena parte em foco, que deve ser composta em conjunto. Este procedimento é repetido 6 vezes para diferentes secções da asa, sendo o resultado final, isto é a asa, o composto dessas mesmas secções.

O trabalho de Chris Perani é muito apreciado, porque, além da sua beleza, requer muita precisão técnica e horas de trabalho. Os padrões chegam a lembrar lantejoulas e píxeis.





Algumas das fotografias de Chris Perani
(asas de borboleta)


Sites consultados:
Peta Pixel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.