Pesquisar aqui

domingo, 2 de dezembro de 2018

Harold Edgerton e a fotografia de alta velocidade

Harold Eugene Edgerton nasceu no Nebraska, nos Estados Unidos da América, a 6 de Abril de 1903 e formou-se em engenharia eléctrica na universidade do Nebraska. Foi também um fotógrafo que se destacou por criar técnicas de fotografia de alta velocidade que usou com objectivos científicos.

Harold Eugene Edgerton


Bola capturada com um flash
estroboscópio a 25 imagens por segundo
Em 1926, como estudante graduado, Edgerton começou a fazer experiências com flash tubes, também chamados de flash lamps (lâmpadas de arco eléctrico desenhadas para produzir luz branca extremamente intensa, incoerente e de espectro total por curtos períodos de tempo). Nessa altura, ele desenvolveu um desses tubos a partir do gás xénon, que tinha a capacidade de produzir rajadas de luz de alta intensidade tão curtas quanto 1/1.000.000 de segundo. O tubo de Edgerton continua a ser o dispositivo de flash básico usado na fotografia. Este flash de xénon também pode emitir repetidas rajadas de luz em intervalos regulares e muito breves, sendo assim um estroboscópio ideal, por permitir estudar e registar o movimento contínuo, fazendo com que este pareça estacionário. Com o seu novo flash, Edgerton conseguiu fotografar a acção de coisas como gotas de leite a cair num disco, uma raquete de ténis a bater numa bola e balas a atingir uma placa de aço com uma velocidade de até 853 metros por segundo. As imagens resultantes, muitas das vezes, eram de uma beleza artística, além de terem grande valor para a indústria e a ciência.






Edgerton explorou muitos usos para o seu novo equipamento fotográfico. Durante a Segunda Guerra Mundial, construiu unidades estroboscópicas para fotografar as operações nocturnas das tropas inimigas. Depois da guerra, ele e os seus associados fotografaram explosões de testes nucleares. Mais tarde, Edgerton inventou métodos e equipamentos para fotografar a vida marinha em profundidades sem precedentes

Harold Edgerton morreu no dia 4 de Janeiro de 1990, com 86 anos, deixando algumas obras escritas e várias fotografias.



Sites consultados:

Wikipedia: Flash tube
Blog Olhares
Biografia
Britannica
Wikipedia: Estroboscópio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.