Pesquisar aqui

sábado, 8 de dezembro de 2018

Dolly Zoom

O efeito "Dolly Zoom" é um efeito de vídeo que contraria a nossa perceção da realidade. Este efeito consiste em ajustar o zoom da câmara enquanto se aproxima ou se afasta do sujeito a ser filmado, de maneira a que as dimensões dos vários objetos a diferentes distâncias da câmara pareçam desproporcionais.




Enquanto que ao fazermos zoom numa câmara a dimensão de todos os objetos que estejam no campo de visão aumenta de maneira igual, ao aproximarmos-nos deles isso não acontece, devido ao efeito de paralaxe. Ao andarmos para a frente, os objetos que estão mais perto de nós parecem aumentar de tamanho mais depressa que os objetos que estão mais longe.


O efeito Dolly Zoom decorre da anulação destes dois diferentes tipos de "zoom" (o das câmaras e o da nossa perceção da realidade) e acontece se aumentarmos o zoom da câmara enquanto andamos para trás, ou vice-versa.


Este efeito foi desenvolvido pelo cineasta inglês Alfred Hitchcock e pelo cameraman Irmin Roberts no filme "Vertigo" de 1958 e desde então tem sido utilizado por diferentes realizadores ao longo das décadas.


Este efeito tem também outros nomes como Hitchcock Zoom, Reverse Tracking Shot, Telescoping, ou Push/Pull.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.