Pesquisar aqui

sábado, 8 de dezembro de 2018

Time-Lapse

Time-lapse é uma técnica em que são tiradas fotografias com uma determinada frequência e depois são reproduzidas com uma frequência muito maior, por exemplo, é tirada uma fotografia por segundo durante dois minutos (120 segundos) e depois as mesmas são reproduzidas com uma frequência de 30 fotografias por segundo, fazendo assim uma time-lapse de 4 segundos. Podemos dizer que esta técnica é o oposto de um vídeo slow-motion, pois neste último a frequência de reprodução é inferior à frequência original.


Alguns dos temas mais populares para time-lapses são paisagens, o movimento do sol ou das estrelas, plantas a crescer, fruta a apodrecer, a evolução de uma construção ou mesmo pessoas na cidade.


A razão pela qual gostamos desta técnica fotográfica é porque nos faz ver coisas simples do nosso quotidiano, que são demasiado subtis aos nossos olhos para que reparemos nelas, a mexer-se e a transformar-se muito mais depressa do que acontece na vida real.


Deixo aqui um exemplo de uma time-lapse em que é tirada uma fotografia a cada 9 minutos e 36 segundos e que depois são reproduzidas 30 fotografias por segundo (17280 vezes mais rápida do que o original).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.