Pesquisar aqui

domingo, 17 de fevereiro de 2019

A era de ouro dos mercados de drogas da deep web acabou

Em julho de 2017, agentes federais derrubaram o mercado Alphabay, até então uma das maiores e mais lucrativas fontes de droga da dark web. Mas mais de um ano e meio após a queda, agentes federais ainda estão a fazer detenções em casos de Alphabay, perseguindo os traficantes que vendiam drogas através do site.


O caso mais recente chegou ao fim na semana passada, quando o cidadão canadiano Christopher Bantli se declarou culpado de vender fentanil e outros análogos de opióides através da Alphabay sob o nome “canadasunshine”. Bantli vendeu para uma série de agentes da DEA disfarçados durante 2015 e 2016, e foi condenado sob sigilo em setembro de 2016. Mas ele não foi preso até janeiro de 2019, quando os agentes federais conseguiram extraditá-lo para os Estados Unidos pelo recente apelo.

Esses casos estão a tornar-se mais comuns em todos os sítios. Mesmo antes do derrube da plataforma, os agentes antidrogas conseguiram prender fornecedores individuais por meio de compras direcionadas. Essa técnica só se tornou mais eficaz à medida que as trocas por bitcoin foram encerradas e as agências foram capazes de sustentar operações falsas de lavagem de dinheiro no seu lugar, gerando ainda mais pistas.
Até agora, a cartilha para derrubar traficantes de drogas da dark web é bem estabelecida. Uma operação de lavagem de dinheiro em junho implicou 35 fornecedores diferentes, mas casos menores começaram a ser cada vez mais frquentes. Um mês depois do derrube de Alphabay, um suposto vendedor de cocaína foi preso no vale central da Califórnia. Dez dias depois, mais seis foram indiciados no mesmo distrito. Dois traficantes de heroína baseados em Brooklyn foram sentenciados em janeiro. Em março, um homem de Stockton foi condenado a oito anos por comprar armas de fogo sem licença através do mercado. As prisões dos vendedores continuam e continuam, muito depois de os próprios mercados fecharem.

Quando a operação entrou em cena pela primeira vez, parecia que a lei havia sido superada. A combinação do Tor e do Bitcoin parecia uma maneira segura e não rastreável de comprar mercadorias ilegais. Mesmo quando os agentes federais derrubavam uma plataforma, mais surgiam no seu lugar. Olhando para todo o comércio ilícito que está sendo feito a cada dia, os mercados pareciam imbatíveis. Mas depois de um fluxo aparentemente interminável de detenções de fornecedores, esse modelo é menos convincente. Em vez de um novo paradigma, os mercados escuros da web agora parecem mais uma breve janela em que a tecnologia do mercado superou a capacidade da lei de rastreá-la. Mas agora as forças policiais recuperaram e, a julgar pela taxa de acusações, o tempo perdido está a ser compensado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.