Pesquisar aqui

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

China proíbe milhões de viajantes for "crédito social"



Nesta foto de 3 de março de 2018, as pessoas verificam os pacotes de viagem oferecidos pelas agências de viagens durante a Feira Internacional de Viagens de Cantão, em Guangzhou, na província de Guangdong, no sul da China. Viajantes na China foram impedidos de comprar passagens de avião 17,5 milhões de vezes no ano passado como multa por não pagar multas ou outras ofensas. O governo chinês informou nesta semana sobre as penalidades impostas por um controverso sistema de "crédito social" que, segundo o Partido Comunista, melhorará o comportamento do público.


Os possíveis passageiros aéreos foram impedidos de comprar ingressos 17,5 milhões de vezes no ano passado por delitos de "crédito social", incluindo impostos e multas não pagos, em um sistema polêmico que o Partido Comunista, no poder, diz que melhorará o comportamento do público. Outros foram proibidos 5,5 milhões de vezes de comprar passagens de trem, segundo o Centro Nacional de Informações ao Crédito Público.

Num relatório anual, a organização informou que 128 pessoas foram impedidas de sair da China devido a impostos não pagos. O partido no poder diz que as penalidades e recompensas do "crédito social" melhorarão a ordem em uma sociedade em rápida transformação depois que três décadas de reformas econômicas abalaram as estruturas sociais. Os mercados estão repletos de produtos falsificados e fraudes. O sistema é parte dos esforços do governo do presidente Xi Jinping para usar tecnologias que vão desde processamento de dados até sequenciamento genético e reconhecimento facial para apertar o controle.

As autoridades experimentaram o “crédito social” desde 2014 em áreas da China. Os pontos são deduzidos por infringir a lei ou, em algumas áreas, ofensas menores que andar com um cachorro sem coleira. Ativistas de direitos humanos dizem que "crédito social" é rígido demais e pode rotular indevidamente pessoas como indignas de confiança sem dizer a elas que perderam status ou como restaurá-las.


Consultei o site VOA News, e The Daily Beast no dia 06/03/2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.