Pesquisar aqui

terça-feira, 12 de março de 2019

30º Aniversário da World Wide Web


World Wide Web founder Tim Berners-Lee.

"Suponha que todas as informações armazenadas em computadores em todos os lugares estejam ligadas. Suponha que eu pudesse programar meu computador para criar um espaço no qual tudo pudesse estar ligado a tudo."

- Sir Tim Berners-Lee, inventor da Web





Há uns cinquenta anos, Tim Berners-Lee, pesquisador do laboratório de pesquisa de física do CERN, enviou ao seu chefe um documento intitulado "Information Management: A Proposal". 
Resultado de imagem para world wide webO memorando sugeriu um sistema com o qual os físicos do centro poderiam compartilhar “informações gerais sobre aceleradores e experiências”. “Muitas das discussões sobre o futuro no CERN e na era do LHC terminam com a pergunta: 'Sim, mas como vamos acompanhar um projeto tão grande?'”, Escreveu Berners-Lee. "Esta proposta fornece uma resposta para tais questões." 

A sua solução foi um sistema chamado, inicialmente, Mesh. Combinaria um campo nascente de tecnologia chamado hipertexto que permitia que documentos legíveis por humanos fossem interligados, com uma arquitetura distribuída que veria esses documentos armazenados em vários servidores, controlados por pessoas diferentes e interconectados. 


O chefe de Berners-Lee, Mike Sendall, pegou o memorando e anotou uma nota no topo: "Vago, mas emocionante ..." E foi isso.
Levou mais um ano, até 1990, para Berners-Lee começar a escrever código. Naquela época, o projeto tinha assumido um novo nome. Berners-Lee agora chamava-lhe de World Wide Web

Trinta anos depois, a invenção de Berners-Lee mais do que justificou os altos objetivos implícitos no seu nome. Mas com essa escala vieram uma série de problemas, que ele nunca poderia ter previsto quando estava construindo um sistema para compartilhar dados sobre experimentos de física.

2 comentários:

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.