Pesquisar aqui

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Stop motion em sistemas Mac - Boinx iStopMotion

Stop motion é uma técnica de animação que dá bastante trabalho e com o objetivo de facilitar a execução e a filmagem desta técnica foram desenvolvidos programas como o iStopMotion, desenvolvido pela Boinx.

A fim de gravar um pequeno genérico em stop motion para a composição de um trabalho que está a ser realizado por mim no âmbito da disciplina de AIB de 12º ano procurei no YouTube técnicas para o fazer. 
Comecei por tirar fotografias em separado com o meu telemóvel e no fim de mais ou menos 30 minutos de filmagem tentei pôr tudo junto no Adobe Premiere e para além do trabalho imenso que me deu, não fiquei satisfeito com o produto que inclusivamente estava demasiado curto por isso procurei encontrar outra forma de fazer a animação. Foi aqui que encontrei o iStopMotion: um programa para macOS que conta também com uma aplicação para iOS que nos permite escolher o frame rate no principio e com a aplicação do iOS aberta no smartphone nos deixa escolher o telemóvel como dispositivo de gravação (tudo isto sem fios). 
Acabei por utilizar o iStopMotion que me facilitou bastante a tarefa: fui tirando fotografias sequencialmente no telemóvel e ao mesmo tempo que ia tirando as fotografias elas apareciam-me na composição no computador. Desta forma consegui ver à medida que ia gravando não só os frames que já tinha capturado como também quantos segundos já tinha gravado.
Por estas razões recomendo este software para a realização de um projeto básico em stop motion, boa sorte!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.