Pesquisar aqui

domingo, 10 de maio de 2020

html - PT07


PT07


  Este post é sobre o trabalho de html que tenho vindo a desenvolver ao longo destas semanas.

  A ordem do que vai estar neste post é a seguinte:

1. Printscreen da finalização do curso de html
2. URL do site criado (no GitHub)
3. Memória descritiva do trabalho

1.




3. (agora vem o grande texto...)

  Este trabalho em geral foi giro de se fazer mas a principal complicação foi o esclarecimento das dúvidas pois ao estarmos fechados nas nossas casas, não foi tão fácil e isso acabou por complicar as coisas um bocado.

Passo 0

  Este paço foi simples pois era só ler o que aparecia na página de apoio do professor, o que rápido de fazer pois eram só 3 parágrafos. Entretanto tive curiosidade e fui investigar um pouco mais sobre a história do html para por mais alguma informação no portefólio pois eu não queria deixar aquela página só com um link.

Passo 1

  Este pode ter sido um dos passos mais importantes do trabalho pois foi o primeiro que nos fez ver como se escrevia. Quando comecei por ver do que se tratava o programar em html, visto que nunca tinha tido nenhuma experiência, achei confuso no início, mas com o tempo, foi ficando mais fácil de compreender pois comecei a associar tudo.

Passo 2

  Nesta parte do trabalho o professor pedia-nos constantemente para irmos instalando os editores de texto, que eram o Notepad ++ e o Atom. Quando o professor disse aquilo, estava tudo na normalidade. Quando fui à procura do Notepad ++, apareceu o primeiro problema. Visto que o Notepad ++ não existe para mac, fiquei tramado. Antes de perguntar ao professor por alternativas, fui tentar procurar por mim próprio. Vi algumas aplicações mas mesmo assim não sabia quais eram as melhores alternativas. Mandei o mail ao professor. Quando me respondeu ao mail, mandou um link de uma página que tinha as melhores alternativas. Grande coincidência, mandou o link da página que eu tinha ido ver. Conclusão, acabei por instalar o Sublime Text e o Atom. Finalmente chegou a parte que eu tinha de por alguma coisa no drive e no portefólio, que acabei por por os instaladores das duas aplicações que instalei.

Passo 3

 Neste passo 3, o professor dava-nos uma lista com algumas boas práticas em que eu já usava uma porque deixava o código mas limpo e simples, que era o identar o código. O segundo que era escrever sempre comentários e eu até pus um link para uma página minha do blog público em que escrevi sobre como se faziam os comentários em dois tipo diferentes de linguagens de programação que são as que utilizamos neste trabalho.

Passo 4

 Este passo foi o que tivemos uma primeira experiência de "jeito" com o html (está entre aspas porque não foi bem uma experiência mas mais um copy paste dos 5 códigos deste passo. Não tenho muito a dizer sobre este passo porque não foi um passo que me tenha dado muito stress.  

Passo 5

  "Mini projeto". Quando vi mini projeto pensei que fosse só uma coisinha simples que não iria demorar muito tempo (sabia lá eu no que me iria meter...). Fazendo as contas todas, o resto do trabalho é que chamaria de mini projeto e eis o porque: este projetozinho pequenino demorou-me mais tempo a fazer do que as outras partes do trabalho todas juntas. O objetivo era fazer uma tabela/planta de sala de aula ou o que lhe quiserem chamar, em que iríamos utilizar as caricaturas que fizemos na PT03. Uma coisa que fazendo com que demorasse mais tempo a acabar este passo foi o facto de estar à espera que as pessoas que faltavam pusessem as suas caricaturas no álbum partilhado, até que chegou uma certa altura em que simplesmente não qui saber mais e meti sem caricatura pois já me estava a atrasar. Nunca pensei vir a escrever um código assim tão grande em 200 linhas ou lá quantas foram e esse processo todo demorou-me algumas horas que foi para perceber o que estava a escrever e depois comentar tudo/quase tudo o que escrevia. Depois começaram a surgir aqueles problemas que têm sempre de aparecer mas coisas simples de se resolver e depois lembrar-me de que as pastas todas e os nomes dos ficheiros não deveriam ter maiúsculas nem espaços nem acentos, que ainda me fez demorar mais uns 3 minutos a alterar o código, para preparar para o por online. Escrever o código foi divertido de escrever até porque enquanto que o estava a fazer, estava a falar com amigos pelo discord e estávamos todos a escrever os nossos códigos. 

Passo 6

  Este passo 6 era para fazer fazermos os repositórios dos passos 4 e 5 no GitHub que parecia bastante simples no início. No repositório do passo 5, tudo ok, mas chegamos ao repositório do passo 4 e pensamos: como vou por os 5 ficheiros num só repositório se o link só abre um ficheiro? A dúvida foi resolvida na aula de esclarecimento de dúvidas, mas eu continuei sem perceber. Visto que não tinha entendido decidi mandar um mail ao professor a explicar a minha situação. Mais tarde, o professor respondeu-me a explicar tudo muito bem explicadinho eu eu entendi, pois não foi essa parte o problema. Resumindo tive de fazer um novo html com os links de cada um dos cinco projetos e isso foi fácil. Vou a testar se funciona... e não funciona. Lá estou a trocar outra vez mails com o professor que me estava a ajudar no exato momento e ia enviando-lhe material para ver se estava tudo bem. Entretanto são nove da noite do dia anterior ao da entrega e está o professor a trocar mails comigo. Finalmente chega um mail a dizer que não encontrou qualquer tipo de problema e eu a pensar que eu só podia estar a ver mal porque comigo não tinha funcionado (já à umas horas atrás). Vou a testar, está a funcionar tudo lindamente (pelos vistos o problema era só uma questão de tempo). Lá segue um mail meu a pedir desculpa ao professor por o ter feito perder tempo. Mural da história: DAR F5. 

Passo 7

  Este passo fiz mais para o fim desta PT mas "fiz"/"não fiz", porque como já tinha sido esclarecido nas aulas, o no registo no FreeNom não estava a ser possível devido a aparecer que as nossas contas já estavam criadas quando nós não tínhamos criado nada. Em geral, quase todos não fizeram este passo devido ao que disse anteriormente ter acontecido e porque o professor disse que o passo já não ia contar para avaliação.

Passo 8

 Quando foi para enviar os links no formulário do repositório do GitHub e do Freenom, surgiu uma dúvida geral na turma que era o que seria para por no link do FreeNom pois tínhamos de por obrigatoriamente um link no espaço e o que maior parte de nós fez foi escrever http://nãofiz.ga ou algo do género.

Passo 9

  Embora uma parte de mim tenha achado que este curso do SoloLearn deveria ter sido feito antes de fazermos a nossa planta da sala de aula pois estava lá explicado o que significava cada coisa, outra parte de mim também acha que devia ter sido feita onde estava programado, pois iriam começar a aparecer coisas que não iríamos precisar neste trabalho. Demorei uns 2/3 dias a fazer este curso porque não queria fazer tudo à pressa e não ia aprender nada de nada. Maior parte do curso fiz no computador mas recordo-me que houve uma parte em que usei o telemóvel pois não conseguia estar a usar o computador. O curso em si era, bom, estava completo com as coisas mais introdutórias apesar de haver umas coisas mais complicadas do que outras mas isso é o normal e deu para aprender bem. 

Passo 10

Este passo foi dos que demorou menos tempo a fazer, pois foi só escrever uma publicação no blog com esta memória descritiva que estou a escrever no momento.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.