Pesquisar aqui

domingo, 10 de maio de 2020

HTML - PT07

Hoje finalizo este projeto revendo todo o trabalho que foi feito no PT07. Antes de começar relato que todo este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de AIB com o objetivo de introduzir a linguagem HTML aos alunos. Para uma organização arrumei esta memoria descritiva em passos para que seja mais fácil entender.

Processo criativo
Criatividade: o que é e como se tornar mais criativo em 11 passosNeste projeto o processo criativo entrou em ação no passo 5, pois foi neste que eu pude ser mais criativo com o código. Customizando a tabela com cores e tamanhos. Ainda antes de começar a trabalhar em projetos fiz o passo 9, o curso online. Isto serviu para que eu antes de começar a trabalhar com o código pudesse ter uma ideia geral de como o mesmo funciona, e ter no fim um trabalho mais eficaz e melhor.

Etapas iniciais de preparação
Instalação do Notepad++ - passo 2
Instalação do Atom (opcional) - passo 6
Instalação da aplicação SoloLearn - passo 9





Passo 0 - Uma breve história
No primeiro passo deste longo projeto o professor decidiu começar por nos introduzir a HTML com um breve introdução a linguagem. Desta forma o professor conto-nos como foi criada a historia desta linguagem.  Após isto o professor mostrou-nos a evolução do HTML numa linha de tempo que mostra todas as versões de HTML. E por fim o professor revelou a turma uma pequena demonstração ao famoso Hello Word! em HTM.





Passo 1 - Entender a estrutura basica da linguagem
Neste curto passo o professor explicou ao alunos a estrutura básica do HTML. Demonstrando e explicando o código do, já muito conhecido, "hello world". Desta forma este passo serviu como uma introdução à linguagem explicando a tag da "head" e "body", e até como escrever "Olá Mundo!" no paragrafo de texto e no titulo do separador.




Passo 2 - Instalação do editor de código de programação
Este passo serviu para fazermos a instalação de um editor de código de programação. O professor decidiu instalarmos o Notepad++, esta aplicação simples e leve é o programa perfeito para executar em alta velocidade os nosso pequenos projetos. Este passo foi simples e rápido sem quaisqueres dificuldades.




Passo 3 - As boas praticas para qualquer linguagem
Neste passo o professor mostrou à turma umas boas práticas que devemos seguir enquanto praticamos programação. Esta inclui uma lista de 6 principais e mais 15 extras que não são obrigatórias. Este foi um dos passos mais trabalhosos pois seguir sempre esta lista foi frustrante às vezes mas sempre necessário para um bom trabalho final.





Passo 4 - Analise de HTML básico
Neste passo começamos por entender e escrever o código que representa a estrutura básica do código do HTML. Foi aqui que pude aplicar já algum conhecimento Este passo foi dividido em cinco partes, cinco documentos de HTML. Cada documento analisa umas especificas tags e como funcionam. Ao lado está o quinto documento onde analisamos como adicionar imagens ao website. Este passo também foi fácil e rápido.




Passo 5 - Pauta caricatura da turma
 Este passo foi com certeza o passo mais longo e difícil deste projeto. O objetivo deste trabalho foi criar uma tabela que seja semelhante à planta da turma na sala de aula. (Eu já dei uma analise ao projeto detalhadamente que pode ser visualizada no meu portefólio). Essencialmente neste passo pude ter mais liberdade. Pude ser criativo com as cores, tamanhos e até a adição do professor à tabela. No entanto houveram constrangimentos, por vezes o código não funcionava ou eu não entendia como fazer cada legenda ter uma cor diferente. Com a ajuda do professor e dos meus colegas eu pude resolver todos estes problemas. Por fim não me podia esquecer de seguir as boas praticas. Este passo de seguir as boas praticas foi com certeza o mais trabalhoso mas como sempre necessário.



Passo 6 - GitHub
Neste passo, após a criação dos projetos do passo 4 e 5, criamos uma conta no GitHub usando o email da escola e deu-mos upload dos nossos ficheiros nos repositórios criados. Desta forma qualquer pessoas pode visualizar os sites criados anteriormente a partir do URL criado. Foi um passo que demonstrou ter mais dificuldades do que eu esperava mas com o ajuda dos meus colegas e professor pude resolver todas essas dificuldades.
https://sebastiaoantunes.github.io/passo5/


Passo 7 -Freenom
Este passo teve o objetivo da criação e redireccionamento de um domínio de 2º nível. Infelizmente após varias tentativas este passo não foi realizado. O professor notou que o passo tinha algumas dificuldades e falhas. Desta forma ele decidiu que era melhor não contar para a avaliação. No entanto ele ainda recomendou realiza-lo para  que cada aluno possa aprender um pouco mais sobre como esta criação de domínios funciona. Eu ainda tentei criar após a recomendação do professor mas mais uma vez encontrei-me com problemas e decidi que o passo ocupara demasiado tempo útil e deveria seguir para o próximo.
Freenom - A Name for Everyone

Passo 8 - Envio de endereços
Este passo foi, sem duvida o mais fácil. Neste foi feito uma simples entrega de endereços num formulário. Estes endereços foram os criados anteriormente nos passos 6 e 7. No entanto, como eu já referi, o passo 7 não foi realizado, por isso só entreguei os endereços do GitHub.

Passo 9 - SoloLearn
Neste penúltimo passo eu tive de fazer um curso online de HTML a partir da aplicação SoloLearn. Este programa deu a possibilidade de aprender sobre o HTML no computador ou pelo telemóvel (este foi o que eu optei por). Como já tinha mencionado anteriormente este foi um dos primeiros passos que eu comecei por fazer, isto foi porque eu queria ter um melhor conhecimento da linguagem antes de entrar nos exercícios e começar a escrever código. Então após a instalação do programa e a criação de uma conta comecei a aprender HTML. Foi um passo fácil e, sem duvida, o que eu aprendi mais.


Passo 10 - A noticia final
O ultimo passo é exatamente o que estas a ler neste preciso momento. É a entrega final de uma noticia relatando o progresso do PT, com ainda o URL do domínio publico e uma printscreen do diploma obtido no SoloLearn.

Conclusão
Concluindo gostei deste projeto. Houveram algumas dificuldades e constrangimentos, no entanto esses foram superados com a ajuda dos meus colega e do professor. Alguns passos foram muitos fáceis, enquanto outros mais difíceis mas contudo achei o  PT07 um projeto com sucesso. Pois no fim achei que concretizou o seu objetivo: ensinou aos alunos a estrutura básica de HTML, criando um projeto que pode manter o interesse e criatividade de cada aluno. Estou interessado para o que o próximo projeto poderá trazer. Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.