Pesquisar aqui

domingo, 10 de maio de 2020

PT07- Camily Lopes

                                Memória Descritiva

  A PT07 foi criada com o objetivo de nos introduzir no mundo da programação, utilizando a linguagem mais básica de todas: HTML. O trabalho foi constituído por 10 passos obrigatórios, mais um passo opcional.

Passos 0-3

Os primeiros 4 passos baseavam-se em conhecer um pouco de HTML e na instalação do NotePad++, editor que utilizariamos mais tarde para criação do nosso código.

Passo 4

Já neste passo, tínhamos que realizar 5 tutoriais onde aprenderíamos como utilizar certas tags desta linguagem, por exemplo, como introduzir cabeçalhos, imagens, links e parágrafos no código.

Passo 5


   Este foi, na minha opinião, o passo mais importante de todo o trabalho e traduzia-se na criação de uma pauta caricaturada da nossa turma de AIB, utilizando HTML.
Segue a minha memória descritiva deste passo:
   Para nos introduzar a uma nova linguagem de programação, (o HTML), o professor propôs o seguinte desafio: criar, utilizando esta linguagem, uma tabela em que o resultado final fosse uma pauta caricaturada da turma de AIB do 12ºAno, da Escola Secundária José Gomes Ferreira.
   Utilizamos, neste trabalho, o editor "NotePad++", onde foi criado o código e, para nos ajudar com a criação do código, o professor nos forneceu sites como base, sendo o W3Schools o principal. Antes da criação desta tabela, fizemos 5 tutoriais, que serviram como iniciação a esta linguagem e nos ajudou na familiarização com a linguagem e tags a serem utilizadas. (Passo 4)
   Depois disso, foi a nossa vez de "inventar". Utilizando o W3Schools, fui à procura de informações para construir uma tabela, e comecei a reunir o que achava que poderia ser útil no futuro.
Para mim, quais foram:
  1.  Os passos mais interessantes: Os passos mais interessantes para mim foi modificar como queria os aspetos decorativos da tabela, tais como as cores e margens da mesma.
  2. Os passos mais difíceis: O passo que considerei mais difíceis foi fazer o resize das fotos, pois tive imensos problemas e tive que refazer várias vezes.
  3. Os passos que deram mais trabalho: Os dois passos que deram mais trabalho foram, sem quaisquer dúvidas, o resize das fotos devido aos problemas que encontrei e, claro, a construção do código por ter sido o que levei mais tempo e necessitava de mais empenho.
  4. Os passos que teve de pedir ajuda (a quem?): Tive que pedir ajuda principalmente a construir o código. Mais especificamente, precisei de ajuda para fazer o align das fotos com o texto e a definir um tamanho fixo para cada célula da tabela. Para realizar estes passos, pedi ajuda tanto ao meu padastro como ao meu pai, pois são os dois programadores. Também pedi ajuda ao Nyckollas B., pois não estava a etender como deveria configurar o link das fotos para que este ficasse "dentro" das imagens pequenas. De resto, quaisquer dúvidas que tivesse, fui capaz de esclarecer através de pesquisas e testes.
   Todas as decisões tomadas durante este trabalho tiveram todas, num geral, a ver com os aspetos decorativos e preferências minhas. Estas decisões foram todas tomadas a seguir a experimentar as várias opções que tinha, alterando o código como achasse melhor.
   Particularmente, gostei deste passo pois senti liberdade para revolucionar e experimentar. Além disso, deu-me uma boa base no que toca a programação e conheci novas formas de fazer a mesma coisa, mesmo que nem sempre conseguisse executá-las bem. Contudo, nem tudo correu bem: cometi o erro scr/src e passei, no mínimo 2 horas a tentar descobrir o porquê das minhas fotos pequenas não aparecerem na pauta. Num geral, gostei do resultado final, apesar de ainda achar que algumas fotos não estão bem alinhadas na tabela.

 Passo 6

O Passo 6 era a iniciação ao GitHub, que nos permitia publicar a nossa pauta online, além dos códigos criados no Passo 4. Para isso, criamos todos um ficheiro idex.html que nos permitia ver os códigos como sites publicados.
Este é o meu perfil no GitHub, onde se encontram os meus 3 repositórios: onde consta a página inicial, o relativo ao passo 4 e outro ao passo 5.


Passo 7

O Passo 7 era a criação de um domínio no FreeNom, onde era criado um link que nos redirecionava à página inicial do GitHub, e  nos dá acesso ao perfil GitHub, aos repositórios e a cada um dos sites publicados. O URL do meu domínio é: http://camilylopes.ga e este é o aspeto da página para onde será redirecionado:

Passo 8

Este passo era simplesmente responder a um questionário, paraonde enviamos o endereço do nosso domínio público, do repositório e site do passo 5.

Passo 9

O Passo 9 era um curso que cada um dos alunos teve de fazer sobre iniciação ao HTML. Particularmente, achei bastante produtivo e nos introduzia a novos conceitos. No fim, nos era fornecido um certificado:

Passo 10

Criação de uma notícia no Blog: basicamente, o que estão a ler.

Conclusão

Assim, foi finalizada a PT07, um trabalho que, em alguns aspetos, mereceu bastante empenho, pesquisa e trabalho árduo porém, considero bastante divertido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.