Pesquisar aqui

domingo, 10 de maio de 2020

PT 07

Este trabalho começou com um pouco de familiarização do HTML, sendo que no passo 0 foi abordada a história do mesmo. O primeiro passo serviu para entendermos a estrutura básica de um ficheiro HTML com a ajuda do W3Schools. De seguida no segundo passo foi solicitada a instalação do programa Notepad++ e alguns plugins para o mesmo. No terceiro passo ficamos a conhecer algumas boas práticas a ter na programação. O passo 4 foi o primeiro passo prático, em grande parte o que fizemos foi apenas copiar, no entanto foi o momento que marcou o início da componente prática deste trabalho.

O passo 5 foi o passo mais extenso, comecei por fazer a estrutura básica de uma tabela apenas com os nomes das pessoas nos seus respectivos lugares em sala de aula. Formatei a tabela com as borders e cor do background. Neste passo a maior dificuldade foi descobrir como adicionar as imagens à tabela, dificuldade essa que ultrapassei com a ajuda do W3Schools e do senhor Indiano simpático no Youtube. Adicionei o texto alternativo para o caso da imagem não carregar, ou seja quando por algum motivo a imagem não abre surge o texto que escrevi. Adicionei a imagem como um link onde ao abrir o respetivo link era encaminhado para uma imagem de resolução mais alta. Para concluir este passo mudei as cores dos nomes como era pedido no enunciado.

No passo 6 criei o meu GitHub e fiz um novo repositório com o nome de pt07 para este trabalho.
Segui os passos indicados no tutorial que o professor nos forneceu e consegui meter as coisas a funcionar no GitHub.

Tive dificuldades na realização do passo 7 e por esse motivo não o irei abordar neste post.
O passo 8 foi simplesmente preencher o formulário em que tínhamos de meter os nossos links para o GitHub.

Finalmente chegamos ao passo 9, aquele que eu gostei mais de fazer, foi o curso de HTML do Solo Learn. Este curso disponibiliza muita informação de uma forma acessível, com explicações fáceis de acompanhar e questões desafiantes.

Conclui curso com distinção, o certificado em baixo comprova isso.




Por último o passo 10 foi simplesmente escrever este blog post sobre meu trabalho.

Em conclusão onde senti mais dificuldades, à semelhança do trabalho anterior, foi na parte do código. No entanto posso dizer que tenho vindo a melhorar no sentido de ultrapassar essas dificuldades e com cada trabalho elaborado fica cada vez menos difícil trabalhar com código.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.