Pesquisar aqui

segunda-feira, 16 de março de 2015

Portugueses criam tecnologia para controlar DRONES através do pensamento

Tecnologia portuguesa permite dar indicações de funcionamento a aeronaves através do pensamento. Brainsflight foi desenvolvido a partir de uma tecnologia que lê os sinais elétricos do cérebro e transmitem-nos a um computador, que os converte em comandos para operar o drone no ar. Foi realizada uma demonstração pública, em Lisboa, para explicar o funcionamento desta tecnologia.
A criação é o resultado do projeto Brainsflight, que pretende empregar a tecnologia no setor da aeronáutica em duas vertentes: para sistemas de controlo de aeronaves tripuladas, no caso dos aviões, e não tripuladas, no caso dos drones.
Este projeto foi criado pela empresa Tekever e conta com a colaboração da Fundação Champalimaud, e dois parceiros internacionais, a holandesa Eagle Science e a Universidade Técnica de Munique, na Alemanha,
Ricardo Mendes, engenheiro informático, cofundador da Tekever e um dos seus responsáveis, em declarações ao Diário de Notícias, explicou que tiveram “esta ideia há quatro anos, há três lançámos o projeto para desenvolver esta tecnologia que designamos BMI, de brain computer interface [interface cérebro-máquina], e agora demonstrámos a possibilidade de utilização da tecnologia, que pretendemos aplicar a novos produtos, para os levar para o mercado. O projeto não era um objetivo em si, serviu para desenvolver e criar a tecnologia”.
GAZETA DO ROSSIO
(fonte: dn.pt/noticiasaominuto.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.