Pesquisar aqui

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Conceito de flash



Flash é um termo que deriva do inglês e que se pode referir ao aparelho que proporciona a luz necessária para tirar fotografias instantâneas através de um dispositivo que produz um clarão. Esse mesmo dispositivo também recebe o nome de flash.
Exemplos: “Quando era criança, o meu avô deu-me uma máquina fotográfica com flash incorporado: é a recordação que guardo com mais carinho”, “Vamos ter de tirar outra fotografia porque esta não saiu com o flash”, “O flash de lâmpada foi uma invenção bastante importante”.
O conceito, no entanto, tem outras acepções. No âmbito da informática, Flash é o nome de uma tecnologia desenvolvida pela Adobe Systems, que permite criar e manipular gráficos vectoriais para produzir animações e conteúdos interactivos: “Quero incluir o Flash na página web da minha empresa porque confere uma estética muito atractiva”, “Ontem, encontrei um sítio com jogos em Flash que são bastante divertidos”, “O meu navegador vai abaixo sempre que tento visualizar animações em Flash”.
Uma memória flash, por outro lado, é uma tecnologia de armazenamento que permite ler e escrever em múltiplas posições na mesma operação. Esta tecnologia é utilizada nos dispositivos pendrive: “Já guardei todas as fotos das férias na memória flash”, “Precisamos de uma nova memória flash para fazer uma cópia de segurança”.
Flash também é um super-herói criado pela DC Comics que se caracteriza pela sua velocidade sobre-humana a correr. Apareceu pela primeira vez em 1940.
Por fim, um flash, é uma notícia relâmpago, isto é, urgente e breve que transmite um meio de comunicação, geralmente com a intenção de ampliar o conteúdo num futuro próximo: “Flash de última hora: colisão de comboios na Índia. Dezenas de mortos confirmados”.´


3 comentários:

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.