Pesquisar aqui

domingo, 16 de outubro de 2016

Fotografia: Velocidade de Obturação

O obturador é o mecanismo responsável pelo controlo do tempo de exposição do sensor da câmara à luz. Assim, quanto mais tempo o obturador estiver aberto, ou seja, quanto menor for a velocidade de obturação, maior é a quantidade de luz a que o filme fica exposto. A velocidade de obturação  é medida em fração de segundos, valores estes que indicam o tempo que o obturador fica aberto.



Escala de abertura do Obturador

A velocidade do obturador deve ser regulada de acordo com a disponibilidade de luz no ambiente e o tipo de objeto que será fotografado, de modo a iluminar mais ou menos o sensor da câmara:

  • Velocidade Alta ou Rápida (1/250s a 1/8000s): São utilizadas em condições de elevada luminosidade ou para fotografar objetos em movimento, já que permite o “congelamento” do movimento da imagem na pequena fração de segundo em que obturador está aberto. 
"Congelamento" do objeto fotografado em função da velocidade de obturação

  •   Velocidade Baixa ou Lenta (30s à 1/30s): São utilizadas quando se pretende fazer uma exposição mais longa, em função de pouca luminosidade. Com velocidades baixas o obturador fica aberto por mais tempo, de modo que o movimento não é "congelado", permitindo captar os movimentos realizados pelo objeto fotografado e criar imagens fora do convencional. 
A imagem à direita captou todo o movimento da água da cascata ao utilizar baixas velocidades de obturação





Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.