Pesquisar aqui

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Dicas de fotografia para iniciantes



1° DICA DE FOTOGRAFIA: COMPRE UMA DSLR


A primeira dica de fotografia para iniciantes é sobre a sua câmara. O ideal se quiser tornar-se fotógrafo profissional é investir numa câmera DSLR, não se sinta pressionado a comprar uma câmara profissional ou semi-profissional. Se comprar uma câmara de entrada, já está bom! Todas possuem os ajustes necessários para equilibrar a cena.









2° DICA DE FOTOGRAFIA: LENTE 18-55MM


Existem muitos mitos a respeito da lente 18-55 mm, que faz parte do kit básico que vem de fábrica, quando se adquire uma DSLR. É difícil saber em que acreditar e muitas vezes acabamos a gastar mais do que o necessário para ter um bom equipamento. O que é mito e o que é verdade?


MITO: Acreditar que não seja possível realizar um bom trabalho com a lente 18-55 mm. Ela é uma ótima lente e é possível realizar bons trabalhos fotográficos com ela.


VERDADE: É uma lente menos resistente pois é de plástico e tem menos nitidez que outras lentes profissionais e caras. O fotógrafo na verdade é quem vai determinar se a lente pode entregar um bom trabalho. Se a imagem estiver bem exposta, a lente responde com excelência.


Todos os fotógrafos iniciantes começam com esta lente. A compra de lentes tele ou grande angular só se faz necessária com o tempo e a experiência, quando os trabalhos demandam diferente distâncias focais, resistência da lente ou outras características que a lente 18-55 mm não possua. Exemplo: compras uma máquina, dispensas a lente do kit e adquires uma grande angular, com o tempo e estudo descobres que gostas mesmo é de fotografar desporto, logo precisas de uma lente tele objetiva, ou seja, o investimento numa lente mais angular foi desperdiçado. Por isso, comece com a lente do kit básico.














3° DICA DE FOTOGRAFIA: CARTÃO DE MEMÓRIA


Esta dica de fotografia é muito importante, nunca se esqueça dela. Quando for copiar as fotos que estão no cartão de memória para seu computador, cuidado! Muitas vezes por um pouco de falta de atenção podemos perder fotos de trabalhos simplesmente porque não conferimos os arquivos ao copiar. Eu sugiro que sempre que for descarregar as fotos, faça da seguinte forma:


Copie e cole para o computador (seu HD, C:, ou local de sua preferência) sem recortá-los, ou seja, deixando os originais no cartão de memória;
Verifique se o tamanho dos arquivos copiados corresponde aos do cartão e abra as fotos copiadas uma por uma;
Após esta verificação, exclua os arquivos do cartão de memoria deixando-o pronto para o próximo trabalho.








Parece excesso de cuidado não é? Mas já vi muitos trabalhos fotográficos comprometidos por falta de uma verificação simples na hora de copiar, se o arquivo da foto for corrompido, você pode num segundo perder o seu trabalho.


Por isso recomendo cuidado, atenção e siga as 3 etapas sugeridas acima para a sua própria segurança.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.