Pesquisar aqui

domingo, 16 de outubro de 2016

Efeito de "Pinturas a Óleo" para fotografias panorâmicas

 Pintura a óleo é uma técnica artística em que, tal como o nome nos indica, se utiliza óleos (de sementes, de coco, de linhaça ou de cártamo) para diluir as cores desejadas. A sua vantagem é, sem dúvida, a sua versatilidade, pois permite não só o uso de inúmeras técnicas de pintura como também a mistura fácil de cores, dando um toque genuíno à nossa pintura.

 A técnica simulada neste efeito é chamada de "Alla Prima" (muito utilizada por Van Gogh), na qual se pinta sem esperar pela secagem das cores, numa sessão contínua, aplicando-se camadas de cores enquanto as primeiras camadas ainda se encontram húmidas. O resultado deste efeito pode ser comparado nestas duas imagens (sendo a da esquerda trabalhada em Photoshop):

 A reprodução deste efeito é relativamente simples, sendo apenas necessário aplicar à imagem um filtro chamado "Oil Painting Filter" (Filters > Oil Painting). Na maioria dos casos, as definições predefinidas serão a melhor opção. No entanto, caso não estejam satisfeitos com o resultado final, podem sempre experimentar diferentes configurações. De referir que este filtro funciona melhor em imagens panorâmicas com bastante detalhe e não tanto em "close-ups". 

 Para um tutorial mais detalhado sobre este efeito, segue aqui um link: 

Nota: Caso possuam uma versão do Photoshop abaixo da CS6, o filtro não se encontrará instalado. Portanto, para os interessados segue aqui um link de instalação do "Pixel Bender", um software que oferece uma variedade de filtros, estando entre eles o desejado (não compatível com CS6): http://www.adobe.com/devnet/archive/pixelbender.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.