Pesquisar aqui

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Fotografia panorâmica: o que é

 A fotografia panorâmica, também conhecida como fotografia de grande formato, é uma técnica especial que reúne múltiplas imagens em conjunto a partir da mesma câmera. O objetivo é formar uma fotografia única e abrangente (vertical ou horizontal).

O termo “panorama” significa literalmente “tudo à vista” (em tradução do grego). O nome foi dado por pintores que queriam capturar uma ampla visão de uma paisagem, e não apenas uma determinada parte dela.

Tu mesmo podez tentar o formato panorâmico, basta mover a cabeça lentamente de um ombro ao outro imaginando que você está tirando uma série de fotos. Se você fosse colocar cada uma dessas fotos uma após a outra, você terá uma imagem aproximadamente panorâmica.

História

As primeiras fotografias panorâmicas foram feitas simplesmente alinhando as versões impressas do filme, que não saíram muito boas, porque era quase impossível alinhar perfeitamente as fotografias.

Com a invenção do computador, os avanços em software e fotografia digital, ficou muito mais fácil unir imagens digitais em conjunto, utilizando um programa especializado.

De fato, com a técnica de fotografia panorâmica e equipamentos adequados, é possível criar panoramas perfeitos em resoluções extremamente altas. Alguns fotógrafos unem até mesmo centenas de pontos de imagens de alta resolução para criar gigantescos panoramas ”giga pixel”.

Hoje, a fotografia panorâmica digital é bastante popular e comum não só entre os fotógrafos de paisagem, mas também entre os amadores.


As panorâmicas mais caras

 A fotografia panorâmica pode ser bastante complexa e cara, dependendo do que você está tentando fazer.

Por exemplo, a criação de panoramas fotográficos na arquitetura exige uma câmera e lente que devem ser devidamente calibrados em equipamentos panorâmicos especiais para evitar as distorções e os pontos impróprios de objetos próximos.

Ao mesmo tempo, você pode conseguir tirar fotos grandes de paisagem panorâmica sem investir em qualquer equipamento de fotografia, desde que você saiba como fazê-lo.

Os tipos mais conhecidos de fotografias panorâmicas são:

  • Panorâmicas de grande ângulo:

É uma fotografia grande angular que cobre menos de 180 graus, seja horizontal ou vertical. Panoramas de grande angulo podem até se parecer com imagens regulares, exceto que eles são costurados a partir de várias fotografias e, portanto, teria mais resolução.



  • Panorâmicas de 180 graus:

Panoramas que cobrem 180 graus da esquerda para a direita. Estes tipos de panoramas são largos, cobrindo uma grande área.



  • Panorâmicas de 360 ​​graus:

Panoramas que cobrem até 360 graus em torno do eixo de rotação. Esses panoramas possuem um olhar extremamente amplo e cobrem toda a cena em uma única imagem muito grande.



  • Panorâmicas esféricas:

Também conhecidas como ”planetas”. Estes são panoramas de 360 ​​graus que são convertidos em uma imagem  esférico utilizando um software especial.

Nas câmeras populares, a lente mais adequada para esse tipo de fotografia é a grande-angular. Para panorâmicas de 90º a 180º, os melhores resultados podem ser obtidos com lentes de 28 mm. Por outro lado, imagens em 360º tornam-se mais fáceis com lentes de 8 mm.

Lentes normais (50 mm) não obtém grande riqueza de detalhes nem qualidade. Para obter precisão é necessário um tripé e uma sobreposição de 25 a 40% sobre cada imagem.



Fonte: Techtudo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.