Pesquisar aqui

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Como Revelar Fotografias em Câmaras Escuras

Antes da impressão moderna de fotografias, o processo de revelação das mesmas era muito mais lento, trabalhoso e dispendioso.
Esta tarefa era realizada em Câmaras Escuras, pequenas salas escuras com uma única luz vermelha a iluminar o local, sendo esta a cor menos agressiva para o papel fotográfico.
Apesar de um pouco antiquado, existem ainda hoje bastantes fotógrafos que se inclinam mais para este método de revelação de imagem.
O processo de revelação de fotografias a preto e branco nestas Câmaras Escuras consiste, primeiramente, na exposição do dito papel fotográfico a um pequeno foco de luz branca que atravessa uma fotografia de um rolo fotográfico, marcando assim os locais mais claros e mais escuros da imagem.
De seguida, o pedaço de papel fotográfico deve ser colocado num tabuleiro com uma substância química de nome “revelador” durante cerca de 2 minutos. Após o revelador, o papel fotográfico deve ser colocado noutro líquido chamado “banho de paragem”, ou simplesmente “interruptor”, aí permanecendo durante uns 30 segundos. Finalmente, a fotografia, que já deve ser visível, deve ser colocada no “fixador” durante cerca de 5 minutos e, finalmente, num recipiente com água.
Após ser banhado em água durante alguns segundos, já é possível levar a fotografia para um local iluminado, pois já não há o perigo de o papel fotográfico enegrecer com a exposição à luz, para que o fotógrafo possa verificar se a fotografia não ficou muito clara ou muito escura. Se não estiver ao seu gosto, o indivíduo que estiver a revelar a fotografia terá de repetir todo este processo, aumentando ou diminuindo o tempo de exposição ao foco de luz inicial, de modo a aclarar ou escurecer a imagem.
Se tiver saído como desejada, a fotografia deverá voltar a ser mergulhada em água durante cerca de 10 minutos, sendo de seguida pendurada para secar.
Note-se que, tratando-se de produtos químicos, o transporte do papel fotográfico de um líquido de revelação para outro não deve ser feito com as mãos, mas com uma pinça, de modo a não haver contacto dos produtos em questão nem com as mãos nem entre si.

Assim se revelam fotografias em Câmara Escura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.