Pesquisar aqui

terça-feira, 25 de outubro de 2016

ISO, Diafragma e Obturador

Sensibilidade

Quando falamos de sensibilidade falamos sobre a quantidade de luz.Alguns filmes precisam de mais luz que outros pois na sua composição são menos sensíveis à luz. Então quando escolhemos o filme devemos ter em consideração o tipo de fotografia que desejamos fazer: de dia, noite, nublado, com sol, externo, dentro de casa,...Nas câmeras analógicas, significa o quão sensível é o filme para aquela luz. É representado por números e quanto menor for o número, menor será a sensibilidade do filme e menos granulação terá a fotografia.


Diafragma 

Este é uma espécie de cortina que permite a passagem e a quantidade de luz que entra na máquina. Essa quantidade de luz é medida através dos chamados números f(fração). Ou seja, imagine a nossa pupila, dilatando-se ou contraindo-se, de acordo com a luminosidade do ambiente. É assim que funciona o diafragma.
O diafragma possui uma natureza inversa, ou seja, quanto maior a abertura e quantidade de luminosidade menor é o número.



Obturador

O obturador é uma espécie de janela responsável por controlar o tempo de exposição do sensor à luz. Através do controle da velocidade desta cortina é que a luz entra na câmera. Assim, quanto mais tempo a janela ficar aberta mais luz incidirá no sensor.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.