Pesquisar aqui

sábado, 29 de outubro de 2016

15 sem-abrigo vão fotografar o Porto durante uma semana


Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza e dos Sem-abrigo, o Porto vai ser fotografado através do olhar daqueles que todos os dias vivem nas ruas da cidade


Os caminhos que percorrem diariamente estão cheios de histórias — as suas também estão lá. Ninguém conhece melhor as ruas da cidade do que eles, os sem-abrigo. São 15 os que aceitaram o desafio de fotografar o Porto para promover a cidade enquanto destino turístico.

No dia 17 de Outubro, Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza e dos Sem-abrigo, será colocada uma máquina fotográfica na mão de cada um dos participantes da iniciativa. Durante uma semana, o desafio é captar as melhores imagens da cidade através de um olhar diferente.

As máquinas fotográficas são depois devolvidas e as películas reveladas. As fotografias vão ser colocadas numa plataforma online e as mais votadas vão posteriormente integrar uma exposição no Centro Português de Fotografia. Os sem-abrigo vão ainda participar num workshop ministrado por formadores do Instituto Português de Fotografia.

Esta ideia, promovida pela Dreambooks, produtora de álbuns digitais, vai percorrer anualmente várias cidades do país. A primeira edição arranca no Porto e no próximo ano poderá ser a vez de Lisboa.

Para além de procurar obter novas perspectivas da cidade, este evento promove, em simultâneo, a integração e valorização dos participantes, assim como a recolha de fundos que vão reverter a favor de instituições de cariz social integradas na iniciativa.

A actividade que chega na próxima semana ao Porto está inserida no projecto “Portugal, o Melhor Destino” que, desde 2012, complica milhares de fotografias enviadas por portugueses com o objectivo de promover Portugal enquanto destino turístico. Com 4,5 metros de altura e 8 metros de comprimento por página, o álbum incluí 10 mil fotografias que ilustram todas as regiões de Portugal e várias expressões da portugalidade. Em 2013, recebeu o certificado oficial do Guinness World Records de “Maior Álbum Fotográfico do Mundo”.


Fonte: http://p3.publico.pt/cultura/exposicoes/21861/15-sem-abrigo-vao-fotografar-o-porto-durante-uma-semana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.