Pesquisar aqui

domingo, 22 de janeiro de 2017

Programas para Stop Motion

Existem vários programas destinados ao trabalho em Stop Motion, dada a simplicidade desta técnica. Neste blog, eu irei abordar quatro dos programas mais utilizados para trabalhar com este método de animação.

O primeiro programa a abordar é o AnimatorHD. Sendo mais utilizado por profissionais na área, este é um programa bastante completo, proporcionando ao animador uma série de funcionalidades ausentes em muitos outros programas. Estando disponível tanto para Windows como para Mac, este programa tem um preço bastante elevado, pelo que existe uma versão gratuita, caracterizada pela sua menor resolução, de nome AnimatorDV.


Fig. 1: AnimatorHD

Outro programa a apontar chama-se iStopMotion. Existindo apenas para Mac e Ipad, é utilizado tanto por profissionais como por amadores. O que o destaca é a sincronia que cria entre as frames e o som, superior a outros programas de menor qualidade.


Fig. 2: iStopMotion

Segue-se o Take5. Apesar das suas poucas funcionalidades, este programa permite que o animador observe a imagem a ser captada pela câmera e as frames capturadas anteriormente, bem como que este possa observar o filme antes mesmo de ser salvo, qualidades que não se encontram em certos programas de animação Stop Motion.
Fig. 3: Take5

Por fim, há que referir o
JellyCam. Apesar de bastante básico, é muito fácil de trabalhar neste programa, o que o torna ideal para interessados em Stop Motion, mas que nunca tiveram nenhum verdadeiro contacto com a técnica. É, além disso, gratuito, ao contrário dos programas referidos acima.


Fig. 4: JellyCam


Texto de minha autoria, tendo como base este artigo, consultado a 22 de janeiro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.