Pesquisar aqui

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

PT04 - Acabei o meu primeiro trabalho de HTML

Acabei de finalizar o meu primeiro trabalho em HTML, aprendi bastante!

Realização do trabalho
Comecei este trabalho instalando o Notepad++ no computador da escola e seguindo as instruções do professor criei a minha primeira página com a estrutura básica do ficheiro HTML - o projeto "Hello World!". 
Quando cheguei a casa consultei o site W3Schools e refiz o ficheiro para o colocar no drive e no portefólio. 
Depois realizei o curso HTML do SoloLearn, o que me ajudou bastante na realização do mini-projeto realizado se seguida. Dei inicio ao mini-projeto "Planta Fotográfica" (o resultado encontra-se presente no final deste post), utilizei o programa TextMate (editor de código para macOS) e mais tarde o Atom para fazer algumas mudanças. Para começar fui ao curso do SoloLearn para rever as informações dadas por eles sobre o assunto "tables". Inseri um "head" ao documento e trabalhei com a ajuda do SoloLearn na tabela inserindo elementos como <colspan>, <rowspan>, <th>, <td>, <tr>, <border> e <align>. Depois de ter a tabela feita fui inserir informação a cada célula criada, ou seja, os números dos computadores, as fotografias dos alunos, os links para a fotografia numa resolução maior e os nomes dos alunos (com cores diferentes). Comecei por fazer download de todas as fotografias, mudar os seus nomes para facilitar a sua integração no código, e colocá-las todas numa pasta dentro da raiz do código chamada "imagens". Inseri as imagens no código bem como os seus links e utilizei o elemento <p> para depois inserir os nomes por baixo da fotografia. Consultei o site W3Schools para consultar os hex codes de diferentes cores e inseri um em cada nome utilizando <style="color:#nnnnnn"> Depois de ter o código acabado guardei o documento com o nome "index.html" e criei duas novas pastas na raiz da localização deste documentos chamadas "scripts" e "css", já que isto consta nas "Boas Práticas".
Para finalizar este mini-projeto criei uma conta GitHub e fiz upload de todos os ficheiros para lá criando um repositório novo. Associei isto ao Github Pages e aluguei um domínio gratuito no FreeNom para fazer forward para a minha página (está disponível no fim do post).
Por fim coloquei todas as evidências no meu drive e portefólio.

Problemas
Os poucos problemas que tive incidiram no mini-projeto. Tive alguns problemas no inicio, ao perceber como é que haveria de utilizar os elementos do HTML para criar um layout parecido com a planta da turma em AIB. Como o meu teclado tem layout americano tive alguns problemas em utilizar as tags já que este teclado tem uma tecla a menos que os teclados portugueses (justamente a tecla das tags), para resolver isto ao principio utilizei outro teclado que tinha em minha casa e só mais para o fim atribui a tecla das tags a uma tecla "macro" que tinha disponível no meu teclado.

Conclusão
Concluo que o trabalho foi uma grande mais-valia para mim e sinto que aprendi bastante com todos os passos deste trabalho, os que mais gostei de fazer foram o curso da SoloLearn, o mini-projeto e por fim a sincronização com o GitHub e GitHub Pages.

Site criado com o GitHub Pages e domínio do FreeNom

Diploma de finalização do curso HTML da SoloLearn


Realizado por João Diniz dia 25/01/2019

2 comentários:

  1. João não deves sublinhar texto em HTML, a menos que seja uma hiperligação.

    ResponderEliminar

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.