Pesquisar aqui

terça-feira, 28 de maio de 2019

KLM investe em Flying-V, um avião onde os passageiros sentam-se dentro das asas




A holandesa KLM investiu num projeto onde investigadores da Universidade Técnica de Berlim e da Universidade de Tecnologia Delft, na Holanda, pretendem criar um avião com um formato insólito, onde os passageiros sentam-se dentro das asas.


Flying-V deve demorar ainda 20 a 30 anos a cruzar os céus, mas os investigadores estão já a trabalhar no conceito e receberam um investimento por parte da KLM. O design em forma de V permite que os passageiros possam viajar sentados dentro das asas e garante ainda ganhos ao nível do consumo de combustível. Este formato alegadamente precisa de menos 20% de combustível face ao Airbus A350-900 para o mesmo número de passageiros. Em termos de envergadura de asa, este modelo vai ter os mesmos 65 metros do A350 pelo que podem ser usadas as estruturas de aeroporto já existentes, explica o BoingBoing.

Roelof Vos, que lidera este projeto do lado da UT Delft, lembra que «a aviação contribui com 2,5% das emissões globais de CO2 e a indústria ainda está a crescer, pelo que temos mesmo de olhar para modelos de aviões mais sustentáveis».

O Flying-v é uma proposta onde são feitas algumas sinergias entre a fuselagem e as asas, com a primeira a contribuir para a elevação da aeronave.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.