Pesquisar aqui

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Quanta memória RAM é precisa para edição de vídeo?

É muito importante ter RAM suficiente para que os nossos projetos ativos caibam todos. Porquê? Porque se não o tivermos o sistema operativo vai começar a enviar dados para o SSD ou para o disco rígido e como a memória RAM é (no geral) 10 vezes mais rápida que memória SSD e 50 vezes mais rápida que um disco rígido, o computador vai ficar lento e mais difícil e frustrante de trabalhar nele.

Como tudo, a memória RAM necessária para a edição de vídeo varia consoante a nossa utilização e que tipos de projetos nós estamos a pensar fazer.
Outro aspeto muito importante que vai condicionar a quantidade de RAM que precisamos são o número de projetos e programas a correr que vamos ter em simultâneo, tendo isto em conta estas são as quantidades de RAM aconselhadas:
  • 8GB - é suficiente para editar projetos pequenos com vídeos até 1080p e se não nos importarmos de fechar outros programas enquanto editamos.
  • 16GB - bom para editar vídeos de 1080p até 4K com um uso mínimo de programas em segundo plano.
  • 32GB - bom para qualquer tipo de edição de vídeo pesado como editar imagens grandes no Photoshop.
  • 64GB ou mais - recomendado só se editarmos vídeo em 8K e tivermos de ter programas pesados como Photoshop, After Effects e Cinema 4D a correr ao mesmo tempo.
É importante também salientar que dependendo da quantidade de RAM que temos no nosso computador também assim vai diminuir o tempo do "render" do nosso vídeo.
Com o preço da memória RAM a baixar cada vez mais é talvez aconselhável utilizarmos um pouco mais do que pensamos utilizar para termos um computador "à prova de tempo"!


Consultei o site cgdirector.com/ram-video-editing/ no dia 30/05/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.