Pesquisar aqui

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Como proteger os seus dispositivos Smart home de Hackers.

O número de casas equipadas com dispositivos para torná-las "inteligentes" tem vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se cada vez mais um mercado apetitoso para os Hackers. Estes podem realizar diversos tipos de distúrbios, dependendo do dispositivo ao qual tiveram acesso, como, desabilitar sistemas de segurança, aceder às câmaras da casa ou até obter dados pessoais. Por isso, é imprescindível tomar-mos medidas para proteger os nossos equipamentos.

Possuir uma rede segura:
Como é sabido, a internet é o elemento mais importante de uma casa "inteligente", sem ela não seria possível conectar os dispositivos entre si e obter a sua informação, por esta razão esta é o principal alvo dos hackers, que conseguindo aceder à mesma, tem consequentemente a porta aberta para todos os dispositivos a ela conectados. Uma das formas de combater esta situação é criar uma rede diferente para os dispositivos IoT daquela que usamos para o computador ou telemóvel. Desta maneira caso os Hackers acessem à rede de casa casa através do computador, por exemplo, não conseguirão ter acesso aos dispositivos IoT. 


Possuir dispositivos de marcas confiáveis, recorrendo sempre que necessário a instalação profissional:
É de extrema importância que antes de comprarmos qualquer dispositivo vejamos a suas reviews, de forma a compreender se os outros utilizadores tiveram algum problema com este dispositivo, porque apesar da segurança ser uma prioridade para o utilizador nem sempre é para a marca que procura por vezes cortar custos neste requisito por não ser visível instantaneamente. Para além disso, é também muito relevante consultar a ajuda de profissionais para montagem de dispositivos mais complexos de modo a garantir que ficam bem instalados, reduzindo as falhas de segurança.


Não utilizar a password padrão:
Isso mesmo que acabou de ler, não deve, repito, não deve manter a password padrão no seu dispositivo. A maioria das pessoas nunca muda as passwords que vêm com os dispositivos, subestimando a importância de uma password forte e a facilidade com que um hacker consegue penetrar por uma password padrão.

Antes de comprar e instalar qualquer dispositivo para tornar a sua casa "inteligente" lembre-se das preocupações com a segurança e de que maneira poderá proteger a sua casa de "invasores".


fonte:



Imagem:

  • URL
  • consultada no dia 07/12/2019


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.