Pesquisar aqui

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

IoT e VR são uma junção natural

Tanto VR (ou realidade virtual em português) como IoT são duas tecnologias com enorme potencial, tendo a IoT já possuído um maior impacto na transformação da sociedade e economia atual. Ambas partilham uma filosofia e um propósito muito semelhantes, que é unir o mundo digital com o mundo físico, sendo que o fazem de maneiras opostas. Enquanto que a realidade virtual tenta fazer com que o mundo digital parece o mais real possível, a IoT tenta tornar objetos reais manipuláveis no mundo digital.

Uma das aplicações que podem ter juntas é na comunicação. Permitindo por exemplo que uma pessoa utiliza diversas câmaras e sensores para conseguir movimentar um robô, que transmite tudo o que vê para uns óculos de realidade virtual permitindo uma imersão incrível e até conversas à distância quase reais. Isto não é ficção, a empresa OdenVR já se encontra a produzir este tipo de tecnologia ao qual chama de "telepresence robot".


Outra aplicação interessantíssima e que a mim me parece ser a mais útil é a criação de simulações em VR de cidades inteiras ou parte delas em que é possível através do uso de óculos de realidade virtual e de comandos navegar pelos diferentes ambientes visualizando a informação que os diversos sensores espalhados pela área estão a recolher em tempo real. Como por exemplo, imagens de video vigilância, temperatura, humidade do solo, localização de comboios ou veículos específicos, etc... Tudo isto permite não só uma monitorização a uma grande escala mas também uma otimização do sistema de transportes públicos, por exemplo. Esta tecnologia está também em desenvolvimento, neste caso pela empresa Eye Create Worlds.


Para além disso, podemos também usar a IoT para captação de dados durante cirurgias a zonas muito pequenas, permitindo que o cirurgião realize todo o processo controlando uma máquina com maior precisão que ele a uma escala menor, utilizando a realidade virtual e os dados recolhidos. O "da Vinci Surgical System" é um sistema de cirurgia que já utiliza a assistência de robôs.


Para concluir, a IoT e a realidade virtual são duas tecnologias que se complementam muito bem e que poderão ser usadas em conjunto para melhoria de procedimentos em diversas áreas.

fonte:


imagens:
  • URL1
  • a segunda imagem é uma printscreen do vídeo com este link
  • URL3
  • consultadas no dia 07/12/2019



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.