Pesquisar aqui

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

O que é o Uncanny Valley?




Já alguma vez viste um robô humano-ide ou uma cara realista gerada por um computador, por exemplo num filme, e parecia-te um pouco perturbador ou esquisito e não conseguias explicar porquê?
O Uncanny Valley (ou vale da estranheza, traduzido para português) é um conceito introduzido pela primeira vez na década de 1970 por Masahiro Mori, professor do Instituto de Tecnologia de Tóquio. Mori cunhou o termo "Uncanny valley" para descrever a sua observação de que, à medida que os robôs parecem mais humanos, eles se tornam mais atraentes - mas apenas até a um certo ponto. Ao chegar ao Uncanny Valley, a nossa afinidade transforma-se em um sentimento de estranheza, de desconforto e uma tendência a estar assustado. Portanto, o Uncanny Valley pode ser definido como a reação negativa das pessoas a certos robôs realistas.
Um exemplo disto que leva o lugar número 1 na lista de robôs mais arrepiantes é Telenoid (a imagem que se pode ver a cima) . Com a sua cabeça careca, uma cara sem vida e a sua falta de membros faz com que este robô pareça mais um alien que um humano. Outro exemplo mais famoso que o Telenoid é a Sophia (a imagem que se pode ver a baixo). Este robô já mais humano que o anterior também encontra-se no Uncanny Valley. Isto acontece pela falta de emoções e características humanas que ainda não se consegui evitar nestes robôs realistas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...