Pesquisar aqui

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Raspberry Pi ou Arduino? Uma regra simples para escolher a placa correta.

Qual a diferença entre as duas placas?
O Arduino é um microcontrolador. Um computador simples que roda um programa por vez, e geralmente é bem simples de usar.
Um Raspberry Pi é um computador de uso geral, geralmente com sistema operativo Linux, e com a possibilidade de rodar vários programas de uma vez. Seu uso é um pouco mais complexo que de um Arduino.
Qual placa devo usar?
Arduino é melhor para tarefas repetitivas: abrir e fechar portas, fazer a leitura de um termômetro externo e enviar a informação por twitter, controlar um robô simples.
O Raspberry Pi é melhor para tarefas mais complexas: realizar múltiplas tarefas, controlar um robô mais complicado, fazer cálculos intensos.
Existe uma regra simples para ajudar na minha decisão?
Sim, existe. Pense no que você quer se seu projeto realize. Se você pode descrever seu projeto com menos de dois "e"s use um Arduino. Se você precisa de mais de dois "e"s, melhor um Raspberry Pi.
Eu quero monitorar minhas plantas e enviar um tweet quando elas precisem de água. Isso pode ser feito com um Arduino.
Eu quero monitorar minhas plantas e enviar um tweet quando elas precisem de água e verificar a previsão do tempo e, em caso de tempo bom, ligar a irrigação, e em caso de previsão de chuva, não fazer nada. Neste caso o Raspberry Pi é mais indicado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.