Pesquisar aqui

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Como detectar e prevenir ataques cryptojacking?

Se suspeita que o seu CPU está a ser usado mais do que o normal e que seus ventiladores de cooler estão fazendo barulho sem motivo aparente, provavelmente sua máquina está a ser usada para minerar criptomoedas. É importante descobrir se o seu computador está infetado ou se o minerador está sendo executado pelo seu navegador da web. Enquanto o web-based cryptojacking é relativamente fácil de descobrir e interromper, os malwares de mineração que invadem redes e sistemas de computadores não são sempre fáceis de detectar, já que esses são geralmente projetados para atuarem silenciosamente ou disfarçados como um programa legítimo.


Existem extensões de navegador capazes de prevenir efetivamente a maioria dos ataques “web-based”. Mas além de serem limitadas aos mineradores de websites, essa medida preventiva geralmente baseia-se em uma lista negra preestabelecida, a qual pode ficar desatualizada conforme novos malwares são desenvolvidos. Portanto, é recomendado que você mantenha seu sistema operacional e seu antivírus sempre atualizados.

Em relação à grandes empresas e organizações, é importante informar e educar os funcionários sobre cryptojacking e outras técnicas de phishing, como spoofing (fraude) de emails e websites.

link(https://academy.binance.com/pt/articles/what-is-cryptojacking)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.