Pesquisar aqui

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

A utilização da VR na arquitetura


A realidade virtual, originalmente criada para jogos de vídeo, revolucionou as abordagens técnico-científicas em inúmeros setores: arquitetura, simulações de impacto ambiental, design de interiores, turismo, aprimoramento de sítios arqueológicos, museus e exposições, setores industriais, médicos, cirúrgicos e de reabilitação.

No campo da arquitetura, os benefícios da realidade virtual são incalculáveis em comparação com os resultantes do advento de computadores e softwares para o projeto arquitetônico. A tecnologia de renderização 3D foto realista, diante das possibilidades oferecidas pela realidade virtual, já é obsoleta.

Atualmente de fato, por mais realistas que sejam, os render conseguem transmitir apenas parcialmente espaços, materiais e luz, uma vez que a percepção bidimensional se limita à ideia original. Por isso, nem tudo o que é apresentado é facilmente compreensível para o cliente.

Dentro do ambiente virtual, pelo contrário, os projetos podem ser apresentados de várias maneiras, avaliando rapidamente luzes, cores, ambiente, móveis e, especialmente, espaços. Examinar do ponto de vista espacial o edifício a ser realizado também pode evitar graves erros de projeto, que podem ser resolvidos com pequenas mudanças em tempo real.

Com a realidade virtual imersiva, cliente e projetista podem experimentar o projeto antes da sua realização: caminhar dentro do mesmo; avaliar dimensões, detalhes e materiais; apreciar o valor das ideias de projeto e relacioná-las às necessidades do cliente. Mergulhando no mundo virtual, o cliente poderá examinar os espaços de forma intuitiva e realista e fazer os ajustes necessários.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.