O que é o OpenShot?

Imagem
O OpenShot é um editor de vídeo e de código aberto gratuito para o Linux, macOS e Windows. O projeto foi iniciado em Agosto de 2008 por Jonathan Thomas, com o objetivo de fornecer um editor de vídeo estável, livre e amigável.
A principal função do OpenShot é implementada em uma biblioteca de C++, libopenshot. O OpenShot usa o kit de ferramentas Qt e oferece uma API Python.
Os vários formatos que esta aplicação suporta são codecs de áudio, como mp3 e aac. Este programa ainda pode renderizar vídeos em MPEG4, ogv, Blu-ray, DVD e vídeos em full HD para dar upload em sites na internet.


Músicas + animações e stop motion

 Há muito tempo, que bandas e artistas lançam videoclips usando técnicas de animação para ilustrar suas músicas, o primeiro videoclip de uma música a usar computação gráfica, por exemplo, foi "Money Is For Nothing", dos veteranos do Dire Straits. De acordo com entrevista de arquivo da banda, o grupo não gostou da ideia de fazer propaganda pra MTV com um vídeoclip gráfico, mas a produção insistiu e eles aceitaram. O resultado é o primeiro clip com humanos animados por computação gráfica, além de diversos efeitos coloridos usados em conjunto com uma apresentação ao vivo.
 
Anos depois, foi a vez do sucesso de "Do The Evolution", dos Pearl Jam, que supriu a necessidade da banda de gravar clips, coisa que Eddie Vedder já dizia não gostar de fazer. O clip usa ilustração como base e mostra como seria o fim do mundo e a evolução humana, acompanhando a letra criada pela banda grunge, e recebeu o prêmio de Melhor Videoclip do ano do Grammy. O responsável pela criação Todd MacFarlane, criador da revista de banda desenhada "Spawn - Soldado do Inferno" voltou fazer sucesso com a banda Korn em 99, com a gravação de "Freak On a Leash"
videoclip da música "Do The Evolution": https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI
videoclip da música "Freak On a Leash": https://www.youtube.com/watch?v=jRGrNDV2mKc
 
Já "Strawberry Swing", dos Coldplay, opta por transformar Chris Martin num super-herói, usando a técnica do stop-motion. O clip foi gravado de cima, com o artista fazendo as poses deitado num fundo ilustrado.
 
Mais recentemente, bandas, como, os americanos Queens of The Stone Age, que lançou o segundo clip de seu novo álbum, "I Appear Missing", usa desenhos macabros e sangrentos do artista britânico Boneface.
 
Outra banda que muito sucesso faz graças aos seus videoclips são os Gorillaz:
 
"Clint Eastwood"
"On Melancholy Hill"
"Dirty Harry"
 
Tal como estes referidos, muitas outras bandas já utilizaram efeitos de animação e stop motion nos seus videoclips, tais como:
 
Daft Punk "One More Time"
 
Red Hot Chili Peppers "Californication"
 
 
 

 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Acabei a PT04 - Iniciação à Programação em HTML

PT04- Pauta Fotográfica

PT04- Pauta Da Turma 12º2ª